Com faixas e bicicletas, estudantes conscientizaram motoristas sobre a preservação do meio ambiente
Se cada um de nós fizer a nossa parte, ainda podemos salvar o meio ambiente, as nossas riquezas naturais. Eles são pequeninos, mas, já possuem consciência ambiental, despertada na sala de aula e com o incentivo de pais e professores. E nesta segunda-feira (22), eles saíram às ruas com cartazes e bicicletas, para lembrar aos motoristas da cidade sobre o dia.
‘Dia Mundial Sem Carro’ (22 de setembro), data que busca o despertar, a reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. E os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professor Arlindo Ferreira de Messias, se encarregaram do alerta.
“Nossas crianças estão buscando conscientizar os motoristas de Penedo para a importante data. Precisamos mostrar as pessoas que devemos proteger o meio ambiente, preservar é preciso. Então, nossas crianças buscam estimular os motoristas a deixarem o carro em casa por apenas um dia. E como fazer, com cartazes e dando exemplo, participando do alerta pedalando”, pontuou a diretora da escola.
Com idade entre 08 e 12 anos, estudantes da escola que fica localizada no povoado Campo Redondo, zona rural de Penedo, fizeram um passeio ciclístico até a rodovia AL-110, também com cartazes, para fazer com que os motoristas que chegam e deixam Penedo, reflitam.
A data
O Dia Mundial Sem Carro teve início na França, em 22 de setembro de 1997. No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO);Belo Horizonte (MG); Joinville (SC); São Luís (MA). E em São Paulo, no ano de 2005.
O objetivo é sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas a mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, acidentes. Podendo o motorista fazer uso de meio alternativos, como a bicicleta.
Quer saber mais sobre a data, então acesse o portal http://diamundialsemcarro.org.br/
