×

Maceió

Alunos da Semed vencem MateExpo na Bienal da Matemática

O Comitê Científico da VII Bienal da Sociedade da Matemática premiou, nessa quarta-feira (05), o projeto apresentado durante MateExpo, pela Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), por meio da Escola Municipal Padre Pinho. A iniciativa, liderada pela professora Rosimere Cavalcante, é o Projeto Jogos Didáticos da Matemática, que ficou em exposição para os visitantes e participantes da Bienal que acontece no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso desde o último domingo (02).

A solenidade de entrega, realizada no auditório Virginio Loureiro, contou com a presença de mais de 400 pessoas que prestigiaram o recebimento dos prêmios da MateExpo e das Olimpíadas Alagoana de Matemática. O projeto desenvolvido pela Semed foi o vencedor na categoria Ensino Fundamental e despertou o interesse da comissão pela metodologia aplicada em seu desenvolvimento.

Após um mês de trabalho e muito estudo, alunos do 7º ano turmas A e B, da Escola Padre Pinho, se debruçaram em construir jogos pedagógicos matemáticos com o objetivo de revisar todo o conteúdo já estudado no ensino fundamental. Cerca de 80 estudantes estavam envolvidos no projeto e 10 deles foram selecionados para apresentar os resultados durante a MateExpo na Bienal da Matemática. Para o coordenador da MateExpo e da Bienal, professor doutor Krerley Oliveira, o resultado da exposição foi justo. Segundo ele, o Comitê, formado por três membros, adotou critérios rigorosos, plenamente alcançados pelos alunos municipais.

A professora Rosimere Cavalcante disse se sentir como uma mãe. “Estou realizada, pois os alunos conseguiram, superaram seus medos e, mais que isso, eles perceberam que são capazes”, comemorou. Ainda de acordo com a professora, os alunos passam a acreditar neles mesmos. Artur Moreira, aluno do 7º ano, campeão da MateExpo, se sentiu muito feliz, pois o esforço da equipe foi reconhecido. “Valeu a pena. Agradeço a nossa professora, que acreditou na gente. O maior desafio foi assimilar a Matemática e relacionar aos jogos, mas conseguimos”, revelou o adolescente que entrou para o rol de vencedores das bienais de Matemática. O projeto da Escola Padre Pinho rendeu aos membros seis tablets, sendo que um deles é para a professora líder do projeto. Todos os envolvidos receberam troféu como forma de incentivo. Quem entregou a premiação aos vencedores foi a coordenadora de Planejamento da Semed, Leila Moreira. Ela reconheceu o empenho dos alunos e da escola. “Eles desenvolveram um belíssimo trabalho, fruto de muita determinação e esforço, apoiados pela secretária Ana Dayse Dorea e pelo prefeito Rui Palmeira, que estão investindo da Educação, por meio do projeto Viva Escola”,destacou Leila. Projeto Jogos Didáticos da Matemática Ao longo de um mês, 80 alunos estudaram a origem dos jogos matemáticos e os conteúdos que são aplicados em cada um deles. Após isso, as equipes apresentaram o projeto na escola e socializaram com outros alunos. Os jogos, todos feitos com material reciclado, serviram para que eles estudassem entre si e o compartilhassem com outras turmas da escola.

Além da exposição desse projeto, a Semed está participando da Bienal com o Espaço da Matemática e do Conhecimento, ambiente de integração e de apresentação das ações que a pasta está desenvolvendo no âmbito pedagógico e uso da matemática. O espaço conta com o apoio da MindLab, detentora da metodologia MenteInovadora, que a Semed vem usando há cerca de um ano com os alunos do ensino fundamental. O Espaço da Matemática e do Conhecimento fica aberto à visitação das 08h às 20h, na VII Bienal da Sociedade da Matemática, no Centro de Convenções até hoje (06).