Como já dizia o pintor renascentista Leonardo da Vinci: “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”. E para apreciar e fomentar ainda mais a produção artística desenvolvida pelos alunos da rede estadual de ensino, na manhã da próxima sexta-feira, 20, às 9h, na Galeria de Arte J. Inácio, localizada na Biblioteca Epifânio Dória, os discentes do Colégio Estadual João Costa irão contemplar as obras da Exposição Avie: artes visuais na escola.
Na oportunidade, os estudantes contarão com uma atividade de mediação cultural. Será um momento lúdico que permitirá a ampliação dos conhecimentos no tocante aos temas relacionados às artes visuais. A mostra contará com exibição das obras selecionadas na primeira etapa da exposição.
Para a professora de Arte e integrante da equipe do Nupi, Danielle Virginie, os trabalhos apresentados contam com uma qualidade estética e domínio de técnica. “Foram diversos tipos de temáticas que demostraram a sensibilidade dos artistas. Esses aspectos evidenciam a ligação com os pilares do ensino de arte”, afirma.
Exposição Avie: artes visuais na escola
O projeto Avie é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (Seed), realizada por meio do Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores (Nupi). O objetivo do concurso é estimular a produção artística dos alunos que estão matriculados na rede, nos níveis amador e profissional, contribuindo, dessa maneira, para a identificação dos novos talentos no cenário das Artes Visuais em Sergipe.
Ainda de acordo com Danielle Virginie, a Exposição Avie: artes visuais na escola é o resultado da produção que acontece durante o ano e da observação por parte dos professores desses estudantes, que se destacam no tocante ao olhar e à tendência ao envolvimento com a produção artística.
O concurso contou com obras de pintura, fotografia, desenhos, imagens digitais, colagens e esculturas em preto e brando ou em cores. No período de 31 de janeiro a 20 de fevereiro acontecerá a exposição das obras escolhidas na segunda etapa do concurso.