No próximo dia 30 de agosto, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), promoverá mais um desfile cívico na rua Bahia, bairro Siqueira Campos. As escolas da rede municipal de ensino se preparam para mostrar todo o entusiasmo mostrado durante as rotinas de ensaios e prometem um belo espetáculo para o público que comparecer ao evento.
Com três meses de ensaio intenso, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, localizada no bairro Siqueira Campos, se mostram bastante empolgados com as proximidades do desfile, e o ritmo segue a todo vapor. Há dois anos a frente da coordenação da banda marcial do Presidente Vargas, Ana Flávia Santos, diz que além de ser um evento lúdico, a educação musical também é desenvolvida entre os componentes da banda.
“Nós colocamos avisos na escola convocando os alunos que tiverem interesse em participar da banda. O segundo passo é ensiná-los a tocar o instrumento que eles escolheram. Esta também é uma forma de despertar neles o conhecimento musical, e preencher o tempo que eles têm quando não estão na escola, para aprenderem a tocar um instrumento, e quem sabe seguir uma carreira musical e revelar novos talentos dentro da própria banda”, ressalta a instrutora.
A escolha do repertório também é outro item que integra o espetáculo, uma tarefa que fica a cargo do sub-instrutor Vinícius Alef Mota. “Nós damos prioridade a clássicos da música popular brasileira, mas há espaço para novos sucessos nacionais e da música mundial. O entrosamento dos alunos é muito positivo, os ensaios ocorrem em perfeita sincronia e harmonia, e noto que eles estão satisfeitos em fazer parte da banda”, finaliza Vinícius.
Satisfação
Os alunos da Presidente Vargas que compõem a banda também estão empolgados com os ensaios, e esperam mostrar um bom resultado durante o desfile. “Fico feliz em representar a minha escola e por fazer parte da banda. Era um sonho de criança, e além de ser uma distração a gente faz novas amizades, interage com integrantes de outras bandas, música é algo que amo, e me sinto bastante realizada”, diz Karoline da Silva Santos, aluna do 9º ano.
“Este é o meu primeiro desfile, desde pequeno meu pai levava para assistir as bandas e as escolas aqui na rua Bahia, e eu sempre quis aprender a tocar um instrumento e participar da banda, diz Erivan Vasconcelos de Jesus aluno do 5º ano.
“Eu recebi o convite da diretora, aceitei e estou gostando. Eu espero que quem estiver assistindo o nosso desfile possam gostar, e aplaudam a escola, e acho muito importante fazer parte dele e espero representar bem a minha escola, diz empolgada a aluna do 4º ano, Amanda Vitória Cruz.
Tema
Este ano o tema central do desfile é “O que eu quero ser quando crescer?”, que visa mostrar para a população que for prestigiar o evento, todos os serviços que a rede de educação de Aracaju oferece.
