Durante a Semana da Pessoa com Deficiência 2012, a Secretaria Municipal de Educação de Maceió por meio do Departamento de Educação Especial (DEE), vem realizando uma série de atividades com as crianças da rede que possuem algum tipo de necessidades especiais.
A programação teve início na segunda-feira (20), com uma palestra no auditório do Senai que teve como tema: Política de Educação Especial. Na terça-feira, também no auditório do Senai, aconteceu uma Mesa Redonda que teve como tema: “Um olhar voltado para uma nova perspectiva na educação inclusiva”. O assunto foi debatido por profissionais ligados a área
Já na quarta-feira, pela manhã, foi a vez dos alunos com necessidades especiais serem levados para um passeio ecológico, no Parque Municipal. A tarde, aconteceu um desfile de moda no Shopping Pátio e uma apresentação de uma sala de recursos por parte dos professores para os frequentadores do shopping.
Em época de Paraolimpíadas, os técnicos do DEE, levaram, na quinta-feira (23), pela manhã, alunos da rede municipal para ao Sesi. Lá eles participaram de jogos como Futsal, Salto em Distância e Corrida. Ao final, todos os participantes receberam medalhas.
O estudante da Escola Municipal Orlando Araújo, Ronald Manoel, de 10 anos de idade, que cursa o 4º ano do ensino fundamental, foi o vencedor da corrida de 50 metros. “Eu treinei muito para ganhar aqui no Sesi. Corrida é meu esporte preferido, além de dançar”, disse. A professora dele, Edleusa Ferreira, falou de como é gratificante ensinar alunos como Ronald. “De todas as funções que eu já exerci, essa é a que mais me identifico. Cada dia conseguimos ver o crescimento das nossas crianças”, afirmou.
Nesta sexta-feira (23), a programação continua. Durante todo o dia, professores, alunos e pais, estarão no Centro da Cidade, para participarem de apresentações culturais e panfletagens. No local haverá distribuição de mudas e exposição dos trabalhos das escolas de rede municipal e das instituições que trabalham com pessoas com necessidades especiais. A programação será encerrada no domingo (26), com uma caminhada na Orla da Pajuçara, a partir das 9horas.
De acordo com a diretora do DEE, Andressa Pedrosa vem sendo fundamental o envolvimento de todos durante esta semana, que tem como objetivo principal, promover a inclusão das pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade. “As crianças que têm deficiência física ou mental têm o direito a uma educação especial, ou seja, que as escolas dêem atenção especial a elas, daí a importância dessas ações”, afirma.
A rede municipal de ensino tem atualmente 44 salas de recursos especiais e 60 professores com qualificação que atuam com alunos que tenham alguma deficiência. As ações vêm sendo realizadas pelas secretarias de saúde e educação do Estado e do município e contou com a participação de entidades que trabalham com portadores de deficiência em Maceió. A Semana da Pessoa com Deficiência foi instituída pela Lei estadual 5.805 de 31 de janeiro de 1996.
