Esta semana, no auditório da UFAL/Campus do Sertão, estudantes das escolas municipais José Correia Filho e Noêmia Bandeira foram premiados pelos trabalhos realizados na Feira de Conhecimentos Geográficos e Ambientes, organizada por discentes em Geografia que integram o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade.
Em Geografia, o PIBID vem propondo – desde 2012 – a Escola José Correia Filho, localizada no povoado Jardim Cordeiro, projetos com temáticas: Paisagem Natural e Cultural, Território e Identidade Cultural do Jardim Cordeiro, entre outros.
Para a professora de Geografia da referida escola, Elânia dos Santos, “o PIBID oportunizou troca de saberes e experiências, tivemos oportunidade de conhecer outras metodologias, melhorando minha prática de ensino.”
Já para o professor de Geografia Paulo César, da escola Noêmia, localizada na cidade de Delmiro, todo o processo ainda é novidade; o PIBID iniciou na escola este ano. Na ocasião o professor falou da expectativa em relação ao Programa. “Integração de saberes para além da sala de aula de forma que articule universidade, escola e sociedade”, afirmou. Ainda asseverou, “me sinto feliz e realizado pelos meus alunos”.
A tarde foi muito proveitosa para os alunos que puderam conhecer o espaço da Universidade e desfrutar de apresentações culturais.
O PIBID de Geografia na UFAL/ Campus do Sertão é coordenado pelo professor Kleber Silva, que integra o corpo docente do curso de Geografia.
O Governo Municipal atento as demandas relativas à educação de qualidade, abre espaço na rede de ensino para receber futuros educadores, através dos Programas da Universidade. A articulação entre escola e Instituição de ensino superior é importante para o desenvolvimento da cidade.
