×

Maceió

Alunos da rede municipal de Maceió são eleitos para Parlamento Jovem

O Fórum de Combate à Corrupção de Alagoas (Focco-AL) realizou, no auditório Paulo Freire, na Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed), a eleição dos representantes do Parlamento Jovem de Maceió. Vinte e um estudantes, com faixa etária de 16 a 22 anos, de escolas públicas e privadas, foram eleitos num encontro que reuniu jovens, professores, diretores e representantes das redes municipal e estadual de ensino.

Para as eleições do Parlamento Jovem foram inscritas 20 escolas da rede pública e privada. Cada unidade de ensino elegeu um aluno para representar a escola, com exceção da Escola Professora Neide Freitas França, que foi escolhida para indicar dois representantes.

A diplomação do Parlamento Jovem vai acontecer nesta quarta-feira (15), às 8h, no auditório da Casa da Indústria, na Avenida Fernandes Lima, Farol.

O objetivo do Parlamento Jovem é semear a participação dos adolescentes nas políticas públicas e despertá-los para a importância do resgate de valores essenciais na construção e consolidação de uma sociedade mais justa e democrática.

Para Pedro Guido, coordenador adjunto do Focco-AL, a revolução cultural a ser implementada pelo Parlamento Jovem vai permitir a implantação de um controle social. “A sociedade vai empoderar-se e apoderar-se dos bens públicos que lhe pertence”, afirma.

Já para Maria Clara, diretora de Ensino da Semed, o projeto desenvolve a consciência crítica dos jovens, permitindo que estes compreendam as políticas públicas do seu município. “Os representantes do Parlamento Jovem, com os conhecimentos adquiridos nas formações ministradas pelo Focco-AL, vão exercer a função de multiplicadores na escola, repassando informações para os demais alunos”, ressaltou.

Para Walleska dos Santos, aluna da Escola de São José, este é o momento para que os jovens mostrem que não são alienados e que têm consciência do que acontece na sociedade.