Aumentar o número de aprovação de estudantes da rede pública estadual no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015 é uma das metas do Governo de Sergipe. E para atingir esse objetivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) iniciou nesta quinta-feira, 23, mais uma iniciativa para preparação: o Ciclo de Palestras sobre o Exame.
A primeira palestra do Ciclo, que se estenderá aos estudantes de todas as regiões do Estado, aconteceu no Colégio Estadual Costa e Silva, localizado em Aracaju. As três turmas do 3º ano do ensino médio participaram da Palestra sobre o Enem.
“Nessa palestra, os alunos do Costa e Silva puderam conhecer os principais aspectos relacionados ao Enem”, explica Mary Siqueira, coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seed.
Ainda de acordo com Siqueira, durante a explanação feita pela técnica do departamento de Educação da Seed, Francileide Alves, os estudantes tiveram a oportunidade de esclarecer como se compõe a nota do Exame, por meio da Teoria de Resposta ao Item, e ainda as políticas públicas que utilizam a pontuação do Enem como critério para ingresso em Instituições de Ensino Superior.
“Este ano, vou fazer a prova do Enem pela segunda vez para tentar uma vaga no curso de Medicina e é sempre bom estar antenada a tudo que esteja relacionado à prova”, afirma a estudante Victoria Jordana.
Colega de classe de Jordana, Raíza Aragão, vai se submeter às provas do Enem pela terceira vez. Para ela e sua colega, esta é uma oportunidade a mais para estar atualizada sobre as mudanças que serão aplicadas para esta edição.
“Como já participamos do Pré-Universitário do governo, boa parte dos pontos apresentados durante a Palestra já tínhamos conhecimento. Mas vale sempre a pena participar destas atividades relacionadas ao Enem”, disse Aragão.
Além disso, as palestras irão abordar as políticas públicas que utilizam a pontuação do Enem como critério para possível matrícula em Instituições de Ensino Superior.
As palestras estão sendo agendadas por técnicos do Serviço de Ensino Médio, com os diretores das escolas, de acordo com a disponibilidade de horário de cada unidade de ensino.
