Três estudantes da rede estadual de ensino foram premiados na 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo, por terem desenvolvido larvicida natural à base de alecrim eficaz no combate ao mosquito da dengue. Os alunos Jamisson dos Santos Melo, da Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa, em Arapiraca; e Edjames Alves Santos e Rafael Lima Simplício Santos, que estudam na Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa, foram agraciados com certificados pelo conhecimento científico durante a solenidade.
Eles apresentaram o projeto “A utilização do Alecrim como ovicida e larvicida de mosquitos”, que resultou na criação de um inseticida natural de baixo custo. De acordo com Nadja Maria Souza, professora de Química das duas escolas e orientadora dos alunos, a pesquisa dos estudantes começou a ser desenvolvida desde o início de 2010. “Eles pensaram em desenvolver um larvicida de baixo custo que pudesse combater o mosquito Aedes aegypti (o mosquito da dengue) e beneficiar a população da zona rural”, destacou.
A educadora relatou que, em princípio, os alunos desenvolveram um extrato de alecrim à base de água; em seguida, eles optaram por um extrato à base de álcool e, por fim, fizeram a opção pelo extrato de alecrim aquecido; daí, surgiu o que eles denominam inseticida natural de baixo custo. “Eles fizeram experiências em laboratório e comprovaram que as larvas do mosquito morrem”, revelou.
Promovida anualmente pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a feira tem o objetivo de estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira. Nesta edição, foram avaliados mais de 300 projetos desenvolvidos por estudantes do ensino básico e técnico de todas as regiões brasileiras.