Levar à comunidade escolar e, sobretudo, aos jovens, uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do natal. Foi com este objetivo que o diretor de Teatro do grupo Desart, Edson Tigre, e mais sessenta alunos do Ensino Médio da rede estadual encenaram, nesta segunda-feira (21), em três apresentações, o musical Um Milagre de Natal, no auditório da Escola Estadual Moreira e Silva, no Cepa.
Com interpretações de óperas e músicas nacionais e internacionais, os jovens atores emocionaram o público com cenas que misturavam canto e dança a aspectos religiosos e sociocultuais.
“Nossa mensagem busca despertar a valorização e o respeito a si e ao próximo, ao ser humano de uma forma geral, principalmente àquele que está na rua, esperando nosso apoio”, esclareceu Tigre.
Segundo o diretor, o grupo já completou três anos de existência e reúne hoje cerca de 200 integrantes, entre alunos e pessoas da comunidade. “É um trabalho voluntário que envolve muita gente, desde a direção da escola, coordenação e pais, que nos apoiam em todos os sentidos, até os próprios alunos, que se dedicam totalmente a este trabalho. Tudo isto é acreditar que a arte vale a pena”, destacou.
Resultados
Pais e alunos, espectadores e artistas deste dia, aprovaram o espetáculo. “Tocou-me muito ao ver as pessoas se emocionando com nossa apresentação. É o resultado de um grande esforço de toda equipe”, afirmou o ator Lucas Vinicius.
Do outro lado, na plateia, os estudantes do 2º ano do Moreira, Daiane Araújo e João David Amorim, descreveram sua visão sobre o musical. “Foi excelente! Mostrou como o sentido desta festa tem sido mudado ao longo dos tempos. Infelizmente, a cada ano que passa, as pessoas estão esquecendo a história real do natal. É um evento religioso, que deve ser comemorado com a família”, considerou João.
Para o casal Jorge e Aparecida Leonardo, que vieram prestigiar seus filhos, além da mensagem, outro aspecto a ser avaliado é a mudança comportamental provocada por este tipo de atividade. “Achei maravilhoso. Todos estão de parabéns. O grupo tem sido muito importante, ajudado tanto no desempenho escolar quanto no comportamento social deles, até na igreja que congregamos. Estou muito feliz”, declarou Aparecida.
