Avner de Lima Santos
O aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Alagoas (Senai/AL) Avner de Lima Santos conquistou o Certificado de Excelência Internacional no maior torneio de educação profissional e tecnológica do mundo, o Worldskills 2011, disputado em Londres, capital da Inglaterra,de 5 a 8 de outubro.
Isso significa que o estudante de Instalação e Manutenção de redes está entre os melhores em sua profissão e apto a trabalhar em qualquer empresa do mundo. No resultado geral, divulgado neste domingo (9), o Brasil foi o segundo colocado no WorldSkills 2011, atrás apenas da Coréia do Sul e à frente do Japão, da Suíça, de Singapura e outros países desenvolvidos.
Os competidores brasileiros, alunos do Senai, ganharam seis medalhas de ouro, três de prata, duas de bronze e mais dez certificados de excelência. Além do certificado conquistado por Avner, o Departamento Regional de Alagoas contribuiu com este excelente desempenho por meio dos experts internacionais Robert Knowles, que treinou o medalha de prata em Tecnologia da Informação, Paolo Hagi, e Marcelo Strehl, instrutor de Natã Miccael Barbosa, ouro em Webdesign.
“É com muito orgulho que vimos os alunos do Senai entre os melhores do mundo em suas respectivas áreas de atuação”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, que chefiou a delegação brasileira do evento, a convite do presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade. Além dos alunos competidores, participaram da delegação 18 industriais, entre eles 15 presidentes de Federações de Indústrias, quatro senadores e seis deputados federais.
Para premiar o talento e o esforço de cada um, o presidente da CNI anunciou que o Senai oferecerá aos competidores brasileiros emprego como instrutor, bolsas de estudo para um curso universitário e para cursos técnicos no exterior.
Worldskills 2011 – Neste ano, o Brasil foi representado no WorldSkills por 28 estudantes, que competiram em 25 ocupações. Dos 28 estudantes brasileiros, 23 são do Senai e cinco do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Realizada no centro de convenções e exposições ExCel, em Londres, a 41ª edição do WorldSkills reuniu 944 competidores, estudantes de cursos técnicos profissionalizantes de 51 países. O evento recebeu mais de 150 mil visitantes. O próximo WorldSkills será realizado em Liepzig, na Alemanha, em julho de 2013.
