×

Maceió

Aluno do Senai Alagoas passa por seletiva para ir a Londres

O alagoano Avner Miguel de Lima Santos carimbou o passaporte para Londres (Inglaterra), onde vai competir no maior torneio de formação profissional e tecnológica do mundo, o Worldskills 2011, que acontecerá de 5 a 8 de outubro. Aluno do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), ele vai competir na área de Manutenção de Redes.

O último desafio antes da competição na capital inglesa foi o Simulado realizado em São Paulo (SP), na semana passada, onde ele defendeu a vaga na competição internacional por meio de simulações das provas a que será submetido lá. Nesta etapa, Avner teve que alcançar o índice internacional de sua área de conhecimento e foi aprovado sem restrições.

Além da simulação, os selecionados para representar o Brasil na competição internacional assistiram a uma palestra motivacional ministrada pelo astronauta brasileiro e ex-aluno do Senai/SP, Marcos Pontes. O Plano de Treinamento do representante alagoano no Worldskills 2011 é conduzido pelo colaborador da Área Compartilhada de Tecnologia da Informação (ACTI) do Departamento Nacional do Sesi/Senai, Rogério Oliveira.

Ele conta, ainda, com o apoio do colaborador do Senai de Alagoas e competidor da Olimpíada do Conhecimento em 2008, Marcelo Ricardo. Além de Avner, dois colaboradores do Núcleo de Tecnologia Multimídia (NTM) do Senai de Alagoas farão parte da delegação brasileira no evento, Robert Knowles e Marcelo Strehl. Como experts internacionais, eles acompanharão os alunos e terão a oportunidade de trocar informações e experiências sobre o futuro em termos de aplicação de técnicas, processos produtivos e inovações tecnológicas.

WORLDSKILLS

O torneio foi criado há 61 anos e é realizado a cada dois anos ímpares. Reúne alunos e profissionais de até 23 anos de idade, de todo o mundo, que trocam experiências e conhecimentos técnicos e tecnológicos. Na edição de 2011, serão mil competidores de 50 países, disputando medalhas e certificados de excelência em 46 ocupações. São esperados 150 mil visitantes.