As estudantes Geisyane Feitosa e Evellin Santos, alunas do Centro Educacional Vitória de Santa Maria foram as vencedoras do concurso literário “Você tem fome de quê?”, organizado pela Cáritas Brasileira Regional Nordeste-3. O concurso aconteceu em escolas de Sergipe e da Bahia, premiando os melhores textos por escola.
A solenidade de premiação ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27, na sala de reuniões da unidade escolar e contou com a presença de alunos, docentes e equipe Cáritas Nordeste. A professora Maria Lúcia de Góis, que responde pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), prestigiou o evento e ficou muito satisfeita com o interesse dos alunos em participar de um projeto literário abordando um tema tão atual e presente na realidade brasileira.
“É muito importante que a escola divulgue e estimule a participação do aluno em eventos como estes que proporcionam ao jovem se enxergar como um ser integrante da sociedade e com o poder de contribuir para transformar realidades. Os professores e as alunos estão de parabéns e que mais concursos venham para desenvolver ainda o potencial do estudante”, declarou a diretora da DEA.
A satisfação estava estampada nos rosto das alunas contempladas com o prêmio. Evellin Santos, 12 anos, por exemplo, que ficou em primeiro lugar, se emocionou ao ler seu texto que foi publicado na revista da Cáritas. “Sempre gostei muito de ler e quando soube do concurso falei a minha professora que queria participar, tive todo o apoio e hoje estou feliz por ter sido premiada. Espero que mais colegas meus alcancem méritos assim”, disse a estudante.
Feliz também estava Geisyane Feitosa, 12 anos, que ficou em segundo lugar. “Gostei muito do tema da redação e logo comecei a ver mais telejornais e pesquisar na internet para fazer o meu texto. Fiquei satisfeita em ter sido classificada e conquistar a segunda colocação. Vejo que estou no rumo certo e quero continuar lendo, escrevendo para me atualizar de tudo que acontece no país e no mundo”, declarou a estudante.
Como premiação as alunas, receberam o troféu de campeã, tiveram seus textos publicados na revista do Cáritas. Já a escola ganhou um baú literário contendo livros, DVDs e CDs educativos.
Estímulo e participação
A professora Maria da Conceição Resende dos Santos, coordenadora pedagógica do Vitória de Santa Maria afirmou que a escola sempre busca estimular o aluno a participar de concursos e ações que enriqueçam seus conhecimentos e gerem reflexões.
“A escola deve tem a função de despertar no aluno uma consciência cidadã e participativa, por isso estimulamos os nossos alunos em participar de todos os eventos e concursos que cumpram esta função. Todo o corpo docente do Vitória de Santa Maria está muito feliz com o êxito de Evellin e Geisyane e que sirva de exemplo para os demais estudantes”, revelou a coordenadora.
Envolvendo estudantes
A Cáritas Brasileira, que é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançou esta campanha para celebra a semana da solidariedade. O concurso buscou, por meio da dimensão educativa e cultural, envolver estudantes de escolas públicas, comunitárias dos estados da Bahia e Sergipe.
“O caráter dessa ação foi o de provocar o pensamento crítico junto ao público juvenil no intuito de pensar o mundo, argumentar e refletir que a existência das diversas fomes, seja de alimento, de lazer ou de segurança, por exemplo”, explicou Iasmin Santana, representante da Cáritas.
Participaram do concurso literário “Você tem fome de quê?” as seguintes instituições: Centro Educacional Vitória de Santa Maria e a Escola Municipal Dom José Bezerra Coutinho, ambas do estado de Sergipe, e as escolas Carneiro Ribeiro, Abraão Gama e o Centro Educacional Casa do Menor, do estado da Bahia.