“Eu acho uma iniciativa maravilhosa e única da Prefeitura de investir realmente no nosso sonho”. A fala é da estudante Miriam Vitória Lima, uma das participantes de mais um curso oferecido pelo Emprega Mulher, que proporciona qualificação gratuita para a geração de renda e colocação no mercado de trabalho local.
O Programa da Prefeitura de Maceió, executado pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), está formando uma nova turma do curso. Desta vez, no curso de confeitaria, realizado no Senai Poço. As aulas seguem até o começo de julho e as alunas estão na parte prática do curso, que contabiliza 240 horas.
Miriam Vitória ficou sabendo da oportunidade por meio de uma amiga, que a ajudou a fazer a inscrição. “Para mim está sendo uma oportunidade incrível. Um curso como este é caro e eu teria dificuldade de pagar, já que as coisas estão bem difíceis ultimamente. Com esta oferta da Prefeitura, vou poder me qualificar ainda mais e gerar renda. Eu estudo pela manhã, saio e já venho para o curso. Estou muito feliz”, afirmou a estudante.
Quem também não perdeu a chance de se qualificar foi Lídia Pereira. Ela, que já trabalha com o preparo e venda de alimentos, soube do curso durante o Brota na Grota e se inscreveu. Lídia é mãe-solo de dois filhos e já trabalhou em restaurantes, mas agora está correndo atrás do sonho de empreender. “Chegou a hora de eu investir em mim. Este curso eu sempre quis fazer, mas não tinha condições de pagar. Eu vivo só, tenho duas crianças, que dependem de mim, sempre trabalhei para sustentar eles. Este curso vai me dar um leque maior de possibilidade de atuação”, relatou.
Desempregada há seis meses, a cuidadora de idosos Ariane de Lima, que sempre gostou de cozinhar, viu no curso a possibilidade de gerar renda. “Sempre fiz bolo, as pessoas elogiavam. Como perdi meu emprego, surgiu esta oportunidade e não pensei duas vezes antes de me inscrever”, contou.
Ariane disse que com a qualificação que está recebendo no curso, já sonha alto: ter sua própria lanchonete. “Eu não tinha condição de fazer um curso, ainda mais agora sem trabalho. Estar aqui hoje é um sonho que está sendo realizado”, afirmou a futura empreendedora, que mora no Residencial Aprígio Vilela, no Benedito Bentes.
As participantes do curso de confeitaria receberão um certificado no final das aulas, que seguem até o início de julho. Elas vão participar, no final do ano, da formatura com toda as mulheres beneficiadas pelo Emprega Mulher em 2024.
Letícia Siqueira, subsecretária de políticas públicas para mulheres da Semuc, destacou a importância do programa para a qualificação das mulheres maceioenses. “Temos a realidade de que as mulheres são chefes de família, sustentam as famílias e, muitas vezes, não conseguem gerar renda, por não terem a possibilidade de fazer um curso, por exemplo. O Emprega Mulher dá esta nova chance para estas mulheres”, afirmou.
A subsecretária acrescentou também que a Prefeitura de Maceió garante o valor das passagens das mulheres até o local dos cursos. Além disso, existe uma parceria com empresas para que, quando elas façam seleção de emprego, possam aproveitar profissionais qualificadas pelo Emprega Mulher.