Ansiedade e muita expectativa vêm tomando conta do dia-a-dia da estudante quebrangulense Iolanda Maria dos Santos, 14, aluna do 9º ano da Escola Municipal Mirta Correia Costa. É que no dia 15 de fevereiro próximo, ela embarcará para o Rio de Janeiro, a fim de representar Alagoas, no programa Caldeirão do Huck, no quadro “Soletrando” com testes da língua portuguesa, que todos os sábados vai ao ar pela Rede Globo de Televisão, apresentado nacionalmente por Luciano Huck.
“Realmente eu não vejo a hora de chegar esse dia”, disse orgulhosa Iolanda, sobretudo pelo fato de ser a única alagoana classificada na seletiva estadual, em que envolveu mais 16 alunos da rede pública, no dia 17 de novembro último em Maceió. “Diariamente estou com a gramática aberta, buscando novos conhecimentos e tirando algumas dúvidas com a minha professora Maria José, que tem nos dado todo apoio, assim como a secretária de Educação, Andrea Maia. Na verdade estou vasculhando todos os pontos da língua portuguesa; porque eu sei que a parada será dura, e isso ninguém tem dúvida alguma”, comentou, ciente de que para chegar à final, terá que passar por nove eliminatórias, onde cada etapa será disputada por três candidatos de estados diferentes.
“Estou bastante orgulhoso, sobretudo porque esse evento promete consolidar a divulgação nacional, de que foi em Quebrangulo, que nasceu o grande mestre literário, Graciliano Ramos. Que a Iolanda mostre seu talento, a fim de que sirva de estimulo e exemplo para os demais alunos da rede pública de Alagoas; principalmente em nosso município, onde a Educação tem sido conduzida de forma exemplar”, disse o prefeito Marcelo Lima.
Iolanda é filha do casal Luís José (aposentado pela RFFSA) e Felismina dos Santos. Sua irmã, Josefa Mirele, 22, é quem fará companhia nessa sua viagem para o Rio de Janeiro, assim como a professora Eliane Assunção que é do quadro de rede municipal de ensino.