Maria Cibele vai representar Alagoas na Câmara dos Deputados
A estudante Maria Cibele Silva, 18 anos, do 3º ano da Escola Estadual Rui Barbosa, do município de Anadia, foi selecionada entre 1.631 estudantes brasileiros, sendo oitos alagoanos, para participar do programa Parlamento Jovem 2013, promovido pela Câmara Federal. No projeto de classificação, a aluna defendeu que as escolas públicas passem a desenvolver pesquisa de campo com alunos do ensino infantil, fundamental e médio.
Além da estudante alagoana, um grupo de 78 estudantes, com idade entre 16 e 22 anos, vai participar no período de 22 a 27 de setembro de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde conhecerão e vão experimentar a atividade parlamentar na Câmara dos Deputados.
Entre as suas justificativas, Cibele Silva destaca que as pesquisas de campo passem a ser uma disciplina extra no currículo pedagógico, sendo agrupadas nas áreas de linguagem, matemática, ciências da natureza e ciências sociais e que possam ser desenvolvidas aos sábados em horários alternativos.
“Implantar uma nova disciplina extra no currículo é de grande importância para o desenvolvimento e rendimento escolar, principalmente, se essa disciplina despertar nos estudantes a curiosidade e habilidade”, defende Cibele em seu projeto. Segundo ela, a palavra chave da pesquisa de campo é aprendizagem conjunta, o envolvimento de alunos e professores.
Para a secretária da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, Cibele mostra todo seu potencial como aluna da rede pública e estará representando na Câmara dos Deputados todos os estudantes de Alagoas. “Ela é uma aluna destaque e merece o nosso reconhecimento pelo seu esforço”. Segundo ela, o exemplo da jovem alagoana vai incentivar outros alunos.
O diretor adjunto da Escola Rui Barbosa, Alcides Lyra, destaca o comprometimento, a capacidade e o potencial da aluna Cibele em sala de aula e reconhece que o mérito dela só orgulha toda comunidade escolar. “Vamos aproveitar o seu projeto para inseri-lo no Projeto Político Pedagógico do próximo ano na escola”.
Cibele Silva soube da aprovação do seu projeto pela rede social, durante conversa pela rede social e confirmou a classificação no site da Câmara. “Foi uma surpresa maravilhosa e agora vou defender meu projeto a todo custo”, afirma.
A aluna de Anadia ressalta ainda que seu propósito foi pensar exclusivamente nos alunos de hoje e nos das próximas gerações. “Ficarei extremamente satisfeita se todas as escolas da rede pública adotassem essa metodologia”, defende Cibele Silva.
Durante a 10° edição da Jornada Parlamentar, em Brasília, haverá uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos. O objetivo do programa é despertar o interesse dos estudantes para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.
