A estudante Joana Evanny Santos Dias, do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Garcia Filho, em Umbaúba, se destacou como a única aluna da rede pública de Sergipe classificada para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ 2020). Segundo o calendário da competição, a próxima fase está agendada para o dia 12 de dezembro de 2020.
A aluna, de apenas 16 anos, estuda no Garcia Rosa desde 2015. Ela conta que desde criança se interessa pela área das Ciências. Em seu histórico de eventos científicos, ela já participou da Cienart, Olimpíada Sergipana de Química e Olimpíada Nacional de Ciências. A jovem afirma que a escola pública teve um papel importante nessa sua conquista. “Estou muito feliz em participar desse evento em nível nacional, competindo com alunos de todo o Brasil. A escola sempre nos incentiva bastante a participar de olimpíadas e feiras científicas. A professora de Química, Darcylaine nos dá aulas fora da grade curricular, um grande reforço direcionado a essa competição”, disse.
Joana Evanny é orientada pela sua professora, Darcylaine Vieira Martins, que tem motivado seus alunos a manterem o ritmo de estudos. A educadora explica que a estudante foi uma das medalhistas da Olimpíada Sergipana de Química (Osequim) em 2019, competição que é classificatória para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ). “Todos os anos a Osequim acontece no 1º semestre, mas neste ano, por conta da pandemia, não foi realizada; e a coordenação classificou os medalhistas do ano passado para a OBQ deste ano”, disse.
Na Osequim de 2019, a única escola da rede estadual com alunos medalhistas foi o Colégio Estadual Dr. Garcia Filho, com três estudantes: Joana Evanny, Jian Nascimento dos Santos e Lukas Santos de Jesus, sendo que estes dois últimos já são universitários e não poderão mais participar da Olimpíada Brasileira de Química. Por conta disso, a única participante será Joana Evanny.
