A jovem Taiane vai representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul
A jovem Taiane Taíse dos Santos, de 16 anos, vai representar Alagoas no Parlamento Juvenil do Mercosul, que acontece na cidade de Montevidéu, no Uruguai, no período de 15 a 18 de outubro. Na ocasião, alunos das escolas públicas dos países membros do Mercosul (Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Uruguai) discutem a realidade do Ensino Médio em seus países bem como apresentam propostas para a sua melhoria.
Ao todo, 126 jovens integrarão o parlamento e cada país membro terá 18 representantes. No Brasil, o processo de seleção foi conduzido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com as secretarias estaduais de Educação, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.
Cada Estado foi contemplado com um representante para o evento e dentre os 27 estudantes, 18 serão titulares e nove serão suplentes.
Também foram selecionados nove professores para acompanhar os alunos, sendo cada um responsável por três jovens.
A viagem dos 27 alunos brasileiros será financiada pelo MEC e, em Alagoas, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) auxiliou Taiane a providenciar os últimos itens necessários à viagem. Para a assessora técnica da Gerência de Ensino Médio da SEE, Niterci Abreu, a importância do evento se dá pelo fato de que os jovens terão a chance de participar da formulação de políticas para a educação.
“Aqui em Alagoas temos 114 mil alunos da rede estadual matriculados no Ensino Médio e é essencial encontrarmos formas de dar voz aos anseios e demandas desses jovens”, ressalta.
Euforia – Aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Miram Marroquim, no bairro do Jacintinho, em Maceió, Taiane está ansiosa para participar do evento. Para a jovem, que viaja pela primeira vez para um país estrangeiro, o parlamento é uma oportunidade dos alunos apresentarem propostas que desejam para a escola.
“Tenho esperança de que, a partir desta discussão, possamos trazer boas propostas para o nosso Ensino Médio. Eu, por exemplo, vou destacar a importância do envolvimento social da escola com a comunidade”, conta a jovem.
O professor de Espanhol da Escola Miram Marroquim, Arturo Galván, acompanhou o processo de seleção de Taiane e elogia o desempenho da aluna. “Ela é muito carismática e expressiva e este evento será uma experiência muito rica para ela, que estará interagindo com jovens de países diferentes na formulação de propostas para o Ensino Médio”, destaca.
Quando retornarem ao Brasil, cada um dos 27 estudantes brasileiros selecionados para o Parlamento Juvenil vai socializar sua experiência com outros colegas, bem como apresentar as propostas discutidas no evento aos gestores da Educação de seus estados.
