×

Alagoas

Aluna da rede estadual apresenta projeto em Mostra Científica no Pará

esenvolvido por uma aluna de uma escola pública de Arapiraca, será apresentado na feira do Movimento Científico do Norte e Nordeste (Mocinn), que será realizada no período de 24 a 28 de novembro na cidade de Abaetetuba, no Pará. A estudante Lisya Layne da Silva Santos e a orientadora Nadja Alves Souza viajam ao Pará com o apoio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).

Paralelamente à Mocinn, será realizada também a V Mostra de Ciências e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA). Os dois eventos reúnem os melhores trabalhos de iniciação científica do Norte e do Nordeste do Brasil. De acordo com os organizadores, cerca de 70 projetos serão expostos por participantes dos estados das duas regiões.

O projeto foi desenvolvido pela aluna Lisya Layne, do 9º ano da Escola Izaura Antônia de Lisboa, sob a orientação da professora de Química Nadja Alves Souza. A pesquisa de Lisya consiste na produção de um gel natural e de baixo custo para o fortalecimento dos cabelos.

A secretária Stella Albuquerque destaca a importância da participação alagoana na mostra científica. “A presença de Nadja e Lisya nesta Mostra nos traz muita alegria, pois representa o fomento à pesquisa integrada ao currículo e a valorização da prática pedagógica do professor, além de reconhecer novos talentos. Trata-se de uma forma de estimular mais alunos e professores a buscarem o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa”, ressalta Stella.

100% natural

“Esse gel é um produto100% natural que não prejudica os cabelos. Pelo contrário, fortalece os fios e previne a caspa e não usa qualquer tipo de produto químico”, explica Lisya.

Segundo a professora Nadja Souza, o gel à base da semente de linhaça, desenvolvido por Lisya Layne se destacou em algumas das maiores exposições científicas do Brasil por apresentar resultados positivos e ser totalmente natural. “Isso mostra que o produto desenvolvido por nossa aluna foi bem feito e teve a sua utilidade comprovada”, destacou.

Dentre os eventos onde a pesquisa foi premiada, estão a edição 2013 da Feira de Ciências do Estado de Alagoas (Feceal) realizada pela Secretaria Estadual da Educação e do Esporte (SEE), onde venceu na categoria Ensino Fundamental e o primeiro lugar na categoria Exatas/Ensino Fundamental, a Exposição de Ciência e Tecnologia da Milset Brasil, ocorrida em maio deste ano em Fortaleza. Na edição 2013 do Mocinn, o projeto ficou em segundo lugar.

MOCINN

Os participantes do Mocinn terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante a V MCTEA junto aos melhores trabalhos enviados por estudantes de vários estados do Brasil e de outros países.

Os trabalhos participantes concorrerão a diversas premiações e credenciamento para diversos eventos científicos nacionais e internacionais, a exemplo da Mostra Brasileira/Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec, no Rio Grande do Sul), Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia na USP (Febrace, em São Paulo), Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit, em Pernambuco), Ciência Jovem, também em Pernambuco e Exporecercar Jovem (Barcelona).