×

Negócios/Economia

Alta tecnologia e oportunidade de negócios marcam o segundo dia da Feira K

Com uma delegação composta por 16 pessoas, entre empresários e membros de instituições ligadas à Cadeia Produtiva da Química e do Plástico de Alagoas, o Estado segue representado no maior encontro internacional da indústria de plásticos e borracha, a Feira K 2013. Nesse segundo dia do evento, que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, os representantes de Alagoas estiveram em contato com as novas tendências para o segmento. O grupo realizou uma visita técnica a pavilhões estratégicos da feira e visitou uma unidade da Braskem, em Wesseling.

Diante da proporção do evento, o secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, declarou-se encantando com a quantidade de possibilidades que a Feira K fornece aos empresários. “Os representantes do setor produtivo da nossa comitiva estão maravilhados com a tecnologia encontrada. Alguns deles já planejam a aquisição de certos maquinários para a indústria alagoana. O empresariado precisa de parceiros que o incentivem a melhorar cada vez mais, e isso é tudo o que a Feira K representa, oportunidades de crescimento”, disse.

Durante a visita à unidade produtora de polipropileno da Braskem, em Wesseling, o grupo alagoano pôde constatar que a expansão instalada no Polo Multifabril José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, em nada deixa a desejar em relação ao parque europeu. “Ficamos muito felizes ao verificar que Alagoas detém de um empreendimento dessa magnitude. Já sabíamos da sua importância, mas ver de perto que temos todo esse potencial é muito animador para o nosso empresariado”, revelou o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, José Nogueira.

Participando pela quarta vez da Feira, o presidente da Associação das Empresas do Distrito Industrial de Marechal Deodoro, Manoel Marques, revela ser um grande incentivador do evento no setor produtivo, e diz voltar um empresário diferente a cada passagem pela Feira. “Muitas das aquisições da minha fábrica foram resultados de lançamentos que eu vi aqui, na Feira K. A cada ano que eu venho, a comitiva aumenta. São novos investidores que saem encantados com tanta novidade”, pontuou Manoel Marques.

A Feira K também é uma grande oportunidade para pequenos, médios e grandes negócios, como explica o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira. “Nem só de grandes negócios é feita uma cadeia produtiva, nós temos em Alagoas inúmeros empresários de pequeno porte com extremo potencial, e aqui eles já puderam entrar em contato com fabricantes de maquinários que fariam grande diferença na produção deles, essa é a vantagem”, destacou.

Ao confirmar a visão do grupo alagoano sobre o evento, o presidente do Sindicato das Indústrias de Plásticos e Tintas do Estado de Alagoas (Sinplast-AL), Wander Lobo, destacou a sua satisfação de ver o setor produtivo alinhado ao que existe de mais moderno no segmento

Ainda nesta quinta-feira (17), o grupo esteve reunido com o vice-presidente de Relações Institucionais, Marcelo Lyra, o vice-presidente de Resinas, Luciano Guidolin, e o vice-presidente de Vinílicos, Américo Bertilotti, todos da Braskem. O encontrou tratou de novos interesses para Alagoas.