Em 18 anos de atuação no mercado de gás natural a Algás cresceu expressivamente nos diversos segmentos em que atua. A empresa fechou o ano de 2011 com 53.811 unidades residenciais contratadas e 423 estabelecimentos comerciais utilizando o gás natural. Estes números são o maior do Nordeste e o quarto maior do país. Além disso, a Algás também atende 36 postos com GNV e 24 indústrias instaladas no Estado.
No segmento residencial, Algás converteu 8 prédios para o gás natural (totalizando 235 unidades residenciais convertidas), além de expandir ainda mais a rede de distribuição, levando o gás natural ao bairro do Prado. Com 3 prédios residenciais interligados e já utilizando gás natural, o Prado já faz parte dos novos bairros que desfrutam dos benefícios do combustível.
A expansão do uso do gás natural no segmento residencial está crescendo de forma acelerada, fruto de um trabalho contínuo da Algás, que acompanha a curva de crescimento do mercado da construção civil. Os bairros de Santa Amélia, Feitosa, Guaxuma e Garça Torta também são atendidos pela rede de distribuição de gás natural, resultado do investimento da concessionária na ampliação das redes.
No segmento veicular, para quem quer reduzir mais de 50% dos gastos mensais com combustível, o GNV é uma excelente solução. E foi pensando nisso que a Algás lançou uma campanha promocional reduzindo R$ 0,117 no preço do GNV. O desconto especial na tarifa começou no dia 01 de janeiro de 2012 e vai até 31 de março de 2012, beneficiando os mais de 10 mil usuários do gás natural veicular em Alagoas. Com 1m³ de GNV o veículo roda cerca de 85% a mais do que com 1 litro de álcool e cerca de 30% a mais que com um litro de gasolina.
Novos desafios para 2012
Em 2012, a Algás prepara um novo produto para o mercado alagoano: a geração de energia a gás natural no horário de ponta. Entre as 17h30 e 20h30, a energia elétrica é cerca de 10 vezes mais cara. Durante esse horário, empreendimentos comerciais poderão utilizar geradores a gás natural, reduzindo os custos com gasto de energia elétrica.
A grande novidade é que a partir de 2014, as residências também entrarão no sistema de tarifas diferenciadas de energia elétrica no horário de ponta. Com isso, o uso do gás natural ganhará ainda mais destaque. Os chuveiros elétricos poderão ser substituídos pelos aquecedores, bem como poderão ser instalados geradores a gás natural contribuindo para a economia dos edifícios.
O propósito desse novo projeto é diminuir os custos de energia elétrica no horário de ponta através da instalação de geradores a gás natural. “A previsão é de que nos próximos meses um novo cliente inicie o uso do gás natural para geração de energia neste horário. De forma eficiente e econômica, o gás
natural é uma boa alternativa para gerar energia elétrica e tornar as indústrias e o comércio ainda mais competitivos e proporcionar economia para os edifícios”, disse Fábio Sousa, Gerente Comercial da Algás.
Ações do documento
