A Alagás, distribuidora de gás natural canalizado de Alagoas, marcou presença durante o IX Congresso Brasileiro de Regulação. O assessor de planejamento e gestão estratégica, Artur Mergulhão apresentou, na terça-feira (18), um artigo científico sobre a “Metodologia de cálculo da remuneração dos investimentos realizados pelas concessionárias do serviço público de distribuição de gás canalizado”.
O objetivo do estudo é calcular como os investimentos realizados pelas companhias de gás canalizado podem interferir na tarifa de gás dos usuários.
“O artigo é uma forma de contribuir para a convergência do entendimento das concessionárias de gás canalizado, das agências reguladoras e dos usuários”, explica Mergulhão.
Segundo o assessor, para que as concessionárias de serviço público possam investir e contribuir para o desenvolvimento econômico e social, é necessário um ambiente onde as regras do jogo sejam claras e bem definidas. Assim, o cálculo correto das tarifas é a condição essencial à universalização dos serviços públicos e para sua prestação adequada.
O assessor de planejamento e gestão estratégica também destacou a importância da companhia participar do Congresso Brasileiro de Regulação.
“A distribuidora possui um compromisso com o desenvolvimento do Estado e para isso, é preciso fomentar um ambiente com maior segurança jurídica para os investidores. Essa é uma missão declarada da Algás!”, pontuou.
