Tânia de Maya Pedrosa será homenageada
A Assembleia Legislativa de Alagoas promove nesta segunda-feira, 10, às 9h, uma sessão solene para outorga da Comenda Lêdo Ivo à pintora alagoana Tânia de Maya Pedrosa. A iniciativa, de autoria da deputada Fátima Canuto (MDB), visa reconhecer e homenagear personalidades pelos relevantes serviços prestados à preservação ou desenvolvimento da literatura, artes e cultura de Alagoas.
Além de pintora, Tânia de Maya Pedrosa é uma das maiores colecionadoras de arte popular alagoana, detentora de um dos maiores acervos privados do Estado. “Não tem como falar em preservação da nossa arte e cultura sem falar de Tânia. Ela percorreu o Estado em busca da arte, levantando e fortalecendo artistas que puderam ter, enfim, visibilidade por meio do trabalho dela. Uma curadoria impecável, um olhar atento e sensível para o que há de mais belo na nossa terra”, disse Fátima Canuto.
Apesar de ser referência no estilo de pintura naif, chegando a receber prêmios por suas obras, Tânia só iniciou sua carreira como pintora na maturidade. Começou a pintar telas em segredo, em um momento em que precisou expor seus sentimentos, e não parou mais. Além de colecionadora, tornou-se também uma referência na pintura nos anos 90, dando vida ao seu imaginário criativo e cativante.
“Tânia é uma referência e inspiração, pois seguiu suas paixões e contou a História de Alagoas a partir de sua bela e rica perspectiva, sempre trazendo para o centro de suas obras a cultura popular nordestina. A homenagem que ela receberá da Assembleia Legislativa é uma forma de agradecer por toda sua dedicação ao fortalecimento da arte e da cultura de Alagoas”, declarou a parlamentar.
