×

Política

ALE: 14 candidatos estão aptos a concorrer à vaga no Tribunal de Contas

Durante cerca de sete horas, os deputados que integram as Comissões de Constituição e Justiça e a de Orçamento da Assembleia Legislativa, analisaram o conteúdo dos trabalhos e concluíram pela aptidão dos 14 pleiteantes que foram sabatinados hoje para a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas. O parecer foi lido em plenário pelo presidente da sessão deputado Joãozinho Pereira (PSDB).

Dos 25 candidatos inscritos 11 não compareceram à arguição e foram automaticamente eliminados do processo. Deixaram de comparecer ao plenário da Assembleia o deputado Gilvan Barros, José Carlos Silva, Richard Medeiros Cavalcante Manso, Grimvaldo José Costa Lins, João Béquima de Oliveira, Marilma Torres Gouveia de Oliveira, Paulo Henrique Falcão Breda, Sandra Valéria Oliveira Cavalcante, Olga Tatiana de Miranda Taglialegna, Clênio Pacheco Franco e Miguel Soares Palmeira.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Toledo (PSDB), foi um dos 14 concorrentes à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) a ser sabatinado durante a sessão. Os outros candidatos foram: Antonio Marco Toledo; Romany Roland Cansanção Mota; Ricardo Fahr Pessoa; Luiz Carlos Barbosa Almeida; Karla Padilha Rebelo Marques; José Carlos Silva Castro; Luiz Carlos da Silva Franco de Godoy; Carlos Henrique do Nascimento; Marcos Antonio Lima Uchôa; Joathas Lins de Albuquerque; Carlos Eduardo Gomes Barreto; Jefferson Simões Marcelino e Horácio Rafael de Albuquerque Aguiar

Os candidatos foram convocados individualmente, levando em consideração a ordem de inscrição, comprovada através do protocolo geral da Assembleia Legislativa. Cada um teve dez minutos para fazer sua explanação quanto às informações contidas no currículo e relatar sua experiência na atividade pública.

De acordo com Joãozinho Pereira, a próxima etapa do processo de escolha dos candidatos ao Tribunal de Contas do Estado, ou seja, a data da eleição caberá a Mesa Diretora. “O relatório foi lido e os 14 candidatos irão concorrer à vaga, estamos encaminhando a cópia para o Diário para que seja publicado, e na próxima semana deve ser realizada a segunda fase do processo e os candidatos votados em plenário”, disse o parlamentar, informando que a eleição deve ocorrer em sessão ordinária.

Os deputados que integram as Comissões de Constituição e Justiça e a de Orçamento da Assembleia Legislativa que participaram da sessão foram: os deputados Joãozinho Pereira (PSDB), presidente da CCJ e, nessa condição, coordenador do processo de arguição; Sérgio Toledo (PDT), Jeferson Morais (DEM), Antonio Albuquerque (PT do B), Marcelo Victor (PTB), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Hollanda (PSD) e Luiz Dantas (PMDB). Também participam da arguição os deputados Jota Cavalcante (PDT), Judson Cabral (PT) e João Henrique Caldas (PTN).