×

Política

ALE mantém exigência de diploma para provimento no cargo de jornalista

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 10, na Assembleia Legislativa, os deputados derrubaram o veto do governo do Estado ao projeto de lei nº 643/2010, que estabelece exigência de diploma para provimento dos cargos de jornalistas no âmbito da administração pública estadual. O deputado Judson Cabral (PT), disse que se sentiu contemplado com a aprovação da matéria.

O petista considerou o veto como um “ato insano” do governo do Estado. “Eu esperava algumas reações, mas me surpreendeu o convencimento dos parlamentares de que Alagoas pode dar essa contribuição na melhoraria da qualidade da informação, na medida em que reconhece a importância do diploma de jornalista”, declarou o petista, acrescentando que, com a derrubada do veto, Alagoas passa a contribuir com uma imprensa livre, ética e qualificada.

A derrubada do veto pela Assembléia Legislativa de Alagoas foi acompanhada pelo Sindicato dos Jornalistas e comemorada por vários profissionais que se encontravam na Casa. Há mais de dois meses o Sindjornal vem fazendo plantões nas proximidades do plenário e conversando com os deputados, até conseguir o apoio de todos.

A presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes, comemorou a derrubada do veto e observou que o efeito prático dessa decisão do Parlamento alagoano vai refletir na melhoria da informação passada à sociedade. “Nosso sentimento é de justiça, porque, apesar de ser uma luta dos jornalistas, é acima de tudo o reconhecimento da necessidade que esses profissionais sabem que têm dessa qualificação para o exercício da profissão”, argumentou a sindicalista, que acompanhou a votação do veto.