A sessão solene de instalação dos trabalhos do segundo ano legislativo da 17ª legislatura da Assembleia Legislativa de Alagoas, ocorrida nesta quarta-feira, 15, foi marcada pela presença do governador do Estado, Teotonio Vilela Filho. Após a composição da mesa, o governador apresentou a mensagem acerca do plano governamental para o exercício de 2012 e falou sobre as ações realizadas no Estado até agora.
Durante o pronunciamento, o chefe do Executivo destacou ainda a aprovação, dentro do prazo constitucional, da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2012, fato que há, pelo menos seis anos, não ocorria no Parlamento alagoano. “Parabenizo, mais uma vez, o senhor presidente Fernando Toledo e demais parlamentares pelo grande feito desta Casa em aprovar, ainda em dezembro de 2011, o Orçamento. Um feito, creio que inédito, que nos permitiu iniciar o ano já fazendo projetos, licitações e contratações, o que seria impossível sem o Orçamento aprovado”, disse o governador Teotonio Vilela.
O governador prestou contas de todos os setores do governo e disse que, além de apresentar resultados, estava também selando um pacto pelo bem de Alagoas. “Venho falar do trabalho de uma equipe que não para de pensar no crescimento de Alagoas, bem como selar um pacto em torno do projeto único que motiva a todos nós, em todos os Poderes: garantir aos alagoanos uma vida digna, com atenção aos princípios básicos nas diversas áreas sociais e avançar no desenvolvimento econômico”, disse.
Teotonio Vilela lembrou como o Governo tem conseguido superar obstáculos, avançando em direção à retomada do crescimento do Estado. “Lembro que o nosso Estado já atravessa hoje um processo irreversível de mudança, iniciado em 2007 e consolidado nos últimos cinco anos. Hoje, vivemos um movimento de inflexão positiva dos nossos indicadores socioeconômicos, com a melhoria de índices em todas as áreas, como resultado incontestável do trabalho desempenhado por toda a equipe de Governo em consonância com os Poderes instituídos”, ressaltou o chefe do Executivo.
O governador seguiu seu pronunciamento relatando os avanços e conquistas obtidos em seu governo, a exemplo da implantação de 60 novas indústrias, 30 empresas de grande porte, como o shopping Center que está sendo construído em Mangabeiras, o qual vai gerar cerca de 3.800 empregos, e 25 novos hotéis nos últimos cinco anos. “Só o Pólo Multifabril de Marechal Deodoro garantiu mais de 1.100 postos de trabalhos diretos, representando um incremento de mais de 60% na atração de novos negócios”, destacou o governador.
O chefe do Executivo citou a instalação do estaleiro Eisa, que vai inserir Alagoas no mapa da indústria naval brasileira. “Esse é, certamente, o maior projeto de investimentos na história econômica de Alagoas. O investimento de R$ 1,5 bilhão vai gerar 10 mil empregos quando a indústria estiver em funcionamento. Isso sem contar as pequenas indústrias que serão geradas para atender à demanda do estaleiro, que vai da alimentação a setores como o de ferro e ferragens. Todas as regiões do Litoral Sul, Baixo São Francisco, Agreste e Sertão receberão benefícios, principalmente o município de Coruripe. A previsão é de que este ano seja autorizada a construção do Eisa”.
Ao fazer uma análise do Plano de Governo do Estado, apresentado pelo governador Teotonio Vilela Filho,o presidente do Poder Legislativo, deputado Fernando Toledo, disse que se sente plenamente identificado com o conjunto de metas e prioridades informadas pelo Executivo. “O governador foi muito explícito quando disse que esse plano será acompanhado pela Assembleia Legislativa. Nós somos partícipes nisso, uma vez que ações governamentais têm que ser aprovadas, norteadas pelo Orçamento, pelo controle e fiscalização deste Poder”, observou Toledo.
Ainda de acordo com o chefe do Parlamento alagoano, o Legislativo estará acompanhando a execução e fazendo as correções necessárias e oportunas das metas apresentadas.
