O artista plástico Pierre Chalita recebe nesta sexta-feira, 11, em sessão especial da Assembleia Legislativa, a Comenda Tavares Bastos. A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Álvaro Guimarães (PSB) em reconhecimento à contribuição do artista à cultura alagoana. Trata-se da mais importante comenda que a Casa Tavares Bastos pode entregar a uma pessoa.
A sessão tem início previsto para 9 horas e deve contar com a presença de diversos convidados ligados à cultura alagoana. “Trata-se de uma homenagem aprovada por unanimidade, em reconhecimento aos grandes serviços prestados à cultura do nosso Estado. Ele tem cinco obras expostas nesta Casa. Vai reformar duas delas sem nenhum custo para a Assembleia. Pierre Chalita é reconhecido não somente em Alagoas, mas em outros estados e em vários países. Por tudo isso resolvemos fazer esse homenagem”, diz o deputado.
O homenageado
Pierre Gabriel Najm Chalita nasceu em Maceió, em 1930. Além de pintor é também escultor, desenhista, professor e colecionador de arte brasileira. Filho de imigrantes libaneses, é arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura do Rio de Janeiro.
Estudou, também, na Academia de Belas Artes San Fernando (Madrid – 1957) e na Escola de Belas Artes de Paris (1958).