×

Política

ALE: deputados aprovam percentual para pagamento de datas-base de servidores

Plenário da Assembleia Legislativa

Em duas sessões extraordinárias realizadas nesta quinta-feira, 18, o plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que fixa o percentual das datas-base acumuladad nos anos 2010, 2011, 2012 e 2013 a ser aplicado nos subsídios dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do quadro de pessoal do Poder Legislativo. Após receber a aprovação unânime dos 17 deputados presentes às plenárias, a matéria segue para a sanção governamental. Os funcionários da Casa aguardam que o reajuste já entre em vigor na folha deste mês.

Após a votação, o presidente do Parlamento alagoano, deputado Fernando Toledo (PSDB), parabenizou a todos os funcionários e elogiou a atuação dos líderes das entidades que os representam, Luciano Vieira e Eduardo Fernandes, presidentes do Sindicato e da Associação dos Servidores da Casa. “Parabenizo a compreensão ativa e altaneira do presidente do sindicato, que travou uma luta ferrenha, mas muito cavalheira, com todos os representantes da Mesa Diretora; bem como o presidente da Associação pela forma coerente, dinâmica e combativa, que travou em prol dos demais servidores da Assembleia”, declarou o chefe do Legislativo.

O presidente do Sindicato, Luciano Vieira, agradeceu o empenho dos parlamentares na aprovação da matéria em tempo hábil para que o reajuste seja aplicado ainda na folha deste mês. “Neste mês de julho já começamos a receber 5% de aumento e o calendário se estende até 2015. Em exatos um ano e cinco meses os servidores terão o reajuste de 30%”, informou o líder sindical, acrescentando que, com certeza, a classe tem o que comemorar. “Estávamos há muito tempo sem conseguir nada. Com certeza estamos dando um grande passo. Evidentemente, ainda temos outras conquistas, que o sindicato vai buscar”, finalizou.

Segundo o acordo firmado entre os servidores e a Mesa Diretora, 5% das datas-base serão pagos no final deste mês, junto com o salário de julho; outros 5% em janeiro de 2014, juntamente com as promoções dos servidores. Com isso, servidores que têm nível superior e que ainda não são reconhecidos em sua ficha funcional, devem passar a sê-lo a partir do início do próximo ano. Também faz parte do calendário o pagamento de mais 5% em julho de 2014 e, por fim, 15% em janeiro de 2015. Além disso, ficou acertado o pagamento de 1/3 de férias no próximo mês de dezembro.