×

Política

ALE debate projeto contra músicas que denigrem mulheres

Várias mulheres compareceram no plenário da ALE

Em sessão especial realizada nesta sexta-feira, 26, o plenário da Assembleia debateu o projeto de lei 19.237/2011, de autoria da deputada estadual da Bahia, Luiza Maia (PT), que visa proibir o financiamento público de músicas e coreografias que destratem as mulheres.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, deputado Fernando Toledo (PSDB) que transferiu a presidência dos trabalhos para a deputada Flávia Cavalcante (PMDB). Em seu pronunciamento a deputada declarou apoio ao projeto da deputada baiana, afirmando que iniciativa de igual teor deverá ser apresentada no legislativo alagoano. “Vivemos numa sociedade machista, não podemos aceitar que músicas, coreografias ou peças publicitárias denigram a imagem da mulher”, declarou a deputada.

Luiza Maia afirmou que o objetivo de sua visita é divulgar o seu projeto. “Se nós temos um política de combate ao preconceito, à discriminação e à violência, o Estado não pode financiar quem está na contra-mão dessa orientação”, declarou a deputada baiana. Luiza afirmou também que a discussão já ganhou um caráter nacional. “O nosso objetivo inicial era regulamentar a Constituição da Bahia, mas o projeto ganhou uma dimensão maior. Nós inclusive já estamos com uma audiência marcada com a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência”, afimou.

O deputado Judson Cabral (PT), também presente à sessão, declarou que é favorável à iniciativa e que dará preferência as deputadas alagoanas para a apresentação do projeto aqui no Estado.