×

Política

ALE: Carlos Méro enaltece caráter intrépido da personalidade de Tavares Bastos

A Assembleia Legislativa realizou nesta quarta-feira, 27, uma sessão especial em homenagem ao seu patrono, Aureliano Cândido Tavares Bastos, que, se vivo fosse, estaria completando 172 anos. A Mesa Diretora da Casa convidou o advogado e ex-procurador-geral do Tribunal de Justiça, Carlos Méro, para falar sobre a vida e a obra do ilustre alagoano. Tavares Bastos nasceu em 20 de abril de 1839 e faleceu em 3 de dezembro de 1875. Exerceu por três mandatos o cargo de deputado geral por Alagoas.

Em sua fala, Carlos Méro disse que Tavares Bastos pode ser considerado um exemplo por várias razões, mesmo pelo pouco tempo de vida que teve. “É um exemplo por sua intrepidez como cidadão, pela maturidade precoce que soube conquistar e pela lucidez que soube interpretar os momentos da história do Brasil da sua época, voltados para as esperanças que remeteriam a um Brasil melhor”, disse Carlos Méro. Para ele, a história do Brasil hoje não é muito diferente daquela que Tavares Bastos enfrentou no século 19.

Coube ao deputado e 1º secretário da Mesa Diretora, Inácio Loyola (PSDB), fazer a saudação ao palestrante. “Conheci o doutor Carlos Méro por volta de 1982, 1983 e essa amizade vem desde a década de 80. A partir daí, procurei me inspirar nessa figura que considero um dos grandes patrimônios da rica história de Alagoas. Feliz daqueles que contam histórias, pois viveram e conhecem essa historia”, disse Loyola.

Sobre Tavares Bastos, o deputado afirmou que ‘é um orgulho para todos os alagoanos e para todos os brasileiros’. “Um homem que pensava anos e anos à frente da época em que viveu, esse foi Aureliano Cândido Tavares Bastos”, frisou. O deputado Judson Cabral (PT) também destacou a iniciativa da Mesa Diretora em realizar uma sessão especial em homenagem ao patrono do Poder Legislativo. “Parabenizo a Mesa Diretora por não deixar passar em branco uma data tão importante”, disse o petista.

O 1º vice-presidente da Casa, deputado Antonio Albuquerque (PTdoB), enalteceu a iniciativa da Mesa Diretora em promover a sessão. “A Assembleia Legislativa tem motivos significativos e importantes para considerar a sessão de hoje mais do que especial, não somente pelas homenagens ao nosso patrono, Tavares Bastos, mas pela oportunidade que temos de receber nessa Casa um dos homens mais inteligentes e que, sem dúvida alguma, engrandece o Estado de Alagoas, que é o doutor Carlos Méro. Quero registrar aqui a minha alegria e a minha satisfação em recebê-lo e vê-lo brilhar na tribuna desse Parlamento”, afirmou Albuquerque.

A sessão presidida por Fernando Toledo (PSDB) contou ainda com a presença dos deputados Joãozinho Pereira (PSDB), Edval Gaia (PSDB), Dudu Holanda (PMN), Jeferson Morais (DEM) e Arnon Amélio (PRTB).