A Assembleia Legislativa de Alagoas aprovou, nesta quarta-feira, 4, em primeira discussão, o projeto de lei, de autoria do deputado Ronaldo Medeiros (PT), que aumenta de 30 para 40 anos a idade limite para o ingresso na Polícia Militar.
O projeto altera os incisos II e III do parágrafo 1º, do artigo 7º da Lei 5.346/92, que regulamenta a idade mínima e máxima de ingresso nos cargos de soldados e cadete da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Uma emenda aditiva apresentada pelo próprio Medeiros, torna os efeitos da alteração desta lei, retroagir para beneficiar os participantes do último concurso para o ingresso na PM, ocorrido no ano de 2012.
De acordo o petista, o objetivo do projeto é estender a oportunidade de ingresso na PM a pessoas que estão entre os 30 e 40 anos de idade, haja vista serem pessoas que gozam de bom estado de saúde e terem condições de atuar com a mesma qualidade que os que estão com menos idade, sendo o exame físico e médico o meio de se avaliar se o candidato tem condições de saúde para o ingresso nas fileiras da PM de Alagoas.
“Outro componente importante a ser considerado é a maturidade do candidato, já que é sabido que a pessoa, ao ultrapassar a idade de 30 anos, apresenta um grau de maturidade maior, o que pode ser muito útil, uma vez que os cargos referentes à essa ocupação tratam diretamente com a segurança pública e exigem do candidato maturidade psicológica”, disse Medeiros.
