×

Política

ALE aprova projeto de lei de convivência com o semiárido

Deputado estadual Inácio Loiola

O projeto de lei de Políticas Públicas de Convivência com o Semiárido de autoria do deputado estadual Inácio Loiola (PSB) foi aprovado no plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas. O projeto tem por objetivo criar condições socioeconômicas, tecnológicas e ambientais para que o homem permaneça morando dignamente nas regiões influenciadas pelo baixo índice pluviométrico.

Loiola explica que esse projeto de lei vai incentivar o Estado a instituir definitivamente política pública voltada para a população do semiárido, em especial, as famílias que vivem no meio rural. Pesquisas comprovam que com vontade política e recursos [volume não expressivo] pode-se atender e estimular o homem a conviver com o semiárido.

Esse projeto tem como eixo fundamental, declara o deputado, impulsionar a formulação de estratégias simples, mas úteis. Por exemplo, fomentar a estratégia da cultura da estocagem de água, alimentos e forragem essenciais para o consumo humano e animal.

Como já disse a representante da Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), Neilda Pereira, “Conviver com o Semiárido é adotar a cultura do estoque”. Pois bem, “nossa proposta aprovada pelos parlamentares e que deve ser sancionada pelo governador Teotonio Vilela Filho trilha esse caminho”, declarou Loiola, acrescentando “Alagoas daqui para frente vai dispor de uma política de convivência com o semiárido visando atender às famílias mais humildes que sofrem o fenômeno da seca independente de qual governante esteja no poder”.

A proposição apresentada foi defendida pelo deputado estadual Inácio Loiola recebeu o reconhecimento dos parlamentares Judson Cabral (PT), Antônio Albuquerque (PRTB) e Jeferson Moraes (DEM), que o elogiaram e o parabenizaram pela iniciativa de trazer para o Estado de Alagoas uma política de Estado de Convivência com o Semiário.

Segundo Cabral, esse projeto vai complementar o projeto de combate à desertificação, o qual já existe por meio de lei. “Então, é muito bom assistir um projeto de âmbito social e econômico inerente ao homem do sertão ser proposto por um parlamentar sertanejo que tanto trabalha em prol da região, do crescimento de Alagoas e do bem-estar da população”.

Os deputados Antônio Albuquerque e Jeferson Moraes também destacaram o projeto de convivência com o semiárido que tem como finalidade a criação de ferramentas que vão ajudar o homem a conviver com a seca e, não o combate à seca.
Alagoas também se equipara aos demais estados nordestinos de Pernambuco e Piauí e passa a ter uma política de Estado de Convivência com o Semiárido.