Com o mês de setembro chegando é difícil não pensar no Natal e na virada do ano. E desde 2009, a transição de um ano para o outro ganhou um gostinho a mais: é a hora da Mega da Virada, o maior sorteio de loteria da América Latina.
O prêmio em 2017 foi um recorde, ultrapassando os 300 milhões de reais e garantindo um réveillon maravilhoso para 17 apostadores, cada um levando 18 milhões de reais. Infelizmente nenhum foi do nosso estado.
Mas olhando para os vencedores ano a ano, desde 2009, dá para dizer que quem está testando sua sorte em terras alagoanas está com sorte.
Em 2013 e 2015 um morador de nosso estado teve a sorte grande e acertou a sena. A primeira veio na capital, Maceió, com quatro sortudos levando cada um 56 milhões de reais para sua conta no banco.
Em 2015, o vencedor foi de Água Branca, município de apenas 18 mil habitantes. Apenas esse apostador e mais cinco acertam em cheio os seis números, ganhando cada um pouco mais de 41 milhões de reais.
Apenas Fazenda Vilanova-RS (vencedor em 2017), São João do Triunfo – PR (2017), Rio Azul – PR (2017) e a menor de todas, Santa Rita do Trivelato – MT (2014), com apenas três mil habitantes, tem populações menores que Água Branca.
Aqui vale um parênteses: a cidade de Carmo do Cajuru, na região centro-oeste de Minas Gerais, tem 20 mil habitantes e dois deles já ganharam a Mega da Virada, um em 2011 e o outro em 2017. Isso sim é uma cidade sortuda.
Mas se formos falar em estado da sorte, Alagoas é um excelente candidato. Estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Paraná aparecem em diversos anos, mas todos eles têm populações muito maiores que nós.
E isso não impede que Pernambuco, que nunca teve um vencedor de Mega Virada, ou o Rio de Janeiro, que foi vencer apenas em 2017, tenham menos “títulos” que nós. Sergipe, Paraíba e Piauí também nunca tiveram um vitorioso e o Maranhão, com o dobro de nossa população, só teve um, em 2016.
Em 17º no tamanho da população dos estados brasileiros, Alagoas é o melhor, sem dúvidas na relação população/vitoriosos.
Depois de uma queda grande no prêmio de 2015 para 2016, os valores subiram bastante em 2017 e é natural esperar que venha mais uma bolada de 300 milhões para os vitoriosos dividirem.
Se dá para dar uma dica em algo que depende completamente da sorte: venham apostar no estado de Alagoas que nossas casas lotéricas estão dando sorte.
Veja ano a ano todos os vitoriosos da Mega da Virada:
2017: Cruz das Almas – BA, Prado – BA, Uruçuca – BA, Carmo do Cajuru – MG, Contagem – MG, Belém -PA, Rio Azul – PR, São João do Triunfo – PR, Rio de Janeiro, RJ, Seropédica – RJ, Brusque – SC, Guarulhos – SP e São Paulo – SP.
2016: Salvador – BA, Trizidela do Vale – MA, Fazenda Vilanova – RS, Belo Horizonte – MG, Campo Grande – MS e Fortaleza – CE.
2015: Água Branca – AL, Guaçuí – ES, Vila Velha – ES, Vitória – ES, Vitória – ES e Cerquilho – SP
2014: Brasília – DF, Santa Rita do Trivelato – MT, São Paulo – SP e São Paulo – SP
2013: Maceió – AL, Teofilândia – BA, Curitiba – PR e Palotina – PR.
2012: Aparecida de Goiânia – GO, Franca – SP e São Paulo – SP
2011: Russas – CE, Brasília – DF, Carmo do Cajuru – MG, Belém – PA e Mauá – SP
2010: Cariacica – ES, Belo Horizonte – MG, Fazenda Rio Grande – PR e Pinhais – PR
2009: um de Brasília -DF e outro de Santa Rita do Passa Quatro-SP.
Fontes: Hoje em Dia, Globo
