O governador Teotonio Vilela recebeu na manhã desta quarta-feira (4), em seu gabinete, os membros organizadores do 16º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que esse ano terá Alagoas como sede. Durante a reunião, foi realizado o lançamento oficial do evento, que acontecerá de 23 a 28 de novembro, no Centro de Convenções.
O governador recebeu o comitê destacando a importância do encontro em Alagoas, que carrega no nome uma homenagem especial à água. “O próprio nome Alagoas já faz nosso Estado carregar a grandiosidade da água em nossa alma. O nome Alagoas existe em homenagem as 15 lagoas que temos. São muitas águas belíssimas, doces e salgadas e destaco, especialmente, o Rio São Francisco”, colocou Teotonio.
O encontro tem ainda como destaque o uso racional da água e inovações relacionadas ao tema. “Estimulo muito os encontros e congressos trazidos ao nosso Estado, pois é uma grande oportunidade para as pessoas o conhecerem com suas famílias. Certamente, esse será um evento grande e bonito, pois o uso racional da água é um tema de grande importância, especialmente para as nossas crianças”, ressaltou o governador.
O assistente técnico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e membro do Comitê do Rio São Francisco, Marcelo Ribeiro, disse que o propósito do encontro em Alagoas se deu pela identidade que os comitês têm com o Estado. “Como o governador disse, Alagoas carrega em si uma grande homenagem à água, e é um Estado com grandes recursos hídricos”, disse Marcelo.
Ele ainda ressaltou que outro grande motivo para Alagoas sediar o encontro é pela Lei das Águas (Lei 9433/97), da qual o governador Teotonio Vilela foi relator quando senador. “Utilizamos essa lei diariamente em nossos ofícios, é ela quem engrandece os trabalhos dos comitês, promovendo debates e articulando ações nesse sentido”, finalizou.
