A Secretaria de Estado da Articulação Social (Seas) concluirá, até dezembro, mapeamento de todas as organizações sociais de Alagoas. A medida foi estabelecida durante a I Reunião com secretários estaduais sobre a participação social, realizada na na última semana, no Palácio do Planalto em Brasília. A proposta do Governo Federal é criar uma política de sistema nacional integrados nessa área.
Para tanto, todos os estados terão que realizar seus mapeamentos, para que se possa fortalecer o papel e o trabalho dessas entidades no País. Técnicos da Seas “arregaçaram as mangas” para cair em campo e concluir o mapeamento, que já havia iniciado e agora será acelerado para que até o fim do ano Alagoas cumpra a meta nacional. A secretaria será a ponte entre as organizações sociais e o governo.
O secretário de Articulação Social, Claudionor Araújo, que esteve em Brasília, juntamente com a secretária-adjunta Sónaly Bastos e a assessora técnica Jandeci Oliveira, informou que o encontro, convocado pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, “foi muito importante para nossa Secretaria e os resultados com certeza serão significativos para a concretização de ações e mecanismos de participação social, possibilitando o exercício da democracia e da cidadania em nossa sociedade”, como propõe o governo federal.
A partir do mapeamento, segundo o secretário, “vamos conhecer os projetos que essas organizações sociais dispõem e assim poderemos auxiliá-las, por exemplo, na capacitação de suas diretorias e execução desses projetos, uma vez que muitas não contam com assistência jurídica e técnica para por em prática esses projetos. Também vamos conhecer como estão estruturadas em relação à informatização, já que é determinação do governo federal que se crie uma política e sistema nacional de participação social”, ou seja, todas as secretarias que trabalham na área da participação social no Brasil passarão a estar interligadas; falando uma mesma linguagem e trocando experiências exitosas.
Capacitação – Com base no mapeamento, que identificará as organizações sociais, serão promovidas capacitações. “O ministro Gilberto Carvalho pontuou o que se pretende com essas capacitações: a promoção da garantia dos direitos humanos à participação social; o fortalecimento e aperfeiçoamento da participação social como método de governo; criação de novas mídias, a exemplo da informatização dessas entidades; implantação de um portal de participação social, que deverá estar concluído até janeiro, e onde serão colocadas todas as experiências dos Estados”.
Outra medida estabelecida pelo ministro Gilberto Carvalho é o aumento da participação da juventude e das lideranças comunitárias no processo de protagonismo. Ação que também já vem sendo desenvolvida pela Seas, sobretudo com o lançamento em Alagoas do Programa Juventude Viva.
A assessoria será prestada ainda aos conselhos e em Alagoas, o governo federal propõe investimentos para o desenvolvimento de uma das principais vocações do Estado: a pesca.
