Com um total de 265.413 crianças vacinadas totalizando 96%, Alagoas ultrapassou a meta da segunda etapa da campanha de vacinação contra poliomielite, preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) que é de 95%. A vacinação contra a pólio teve início no dia 13 agosto e foi encerrada no último dia 26.
“A conscientização dos pais e o empenho dos profissionais de saúde foram fundamentais para ultrapassar a meta da segunda dose da vacina contra a pólio”, ressaltou a gerente do Programa Nacional de Imunização (PNI), Denise Castro, destacando a importância da vacina para saúde das crianças.
Para campanha, foram disponibilizados 3.520 profissionais da área de saúde e 789 salas de vacinação entre postos fixos e volantes. A vacina contra poliomielite continuará no programa de vacinação de rotina nos postos de saúde para as crianças que estão na faixa etária estabelecida pelo calendário de vacinação.
Doença
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e, na maioria dos casos, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada por um vírus (poliovírus) e a infecção se dá, principalmente, por via oral.
