×

Alagoas

Alagoas terá mais 13.400 toneladas de milho para alimentação animal

Alagoas já começou a receber, por via rodoviária, 13.400 toneladas de milho para alimentação animal, por meio da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O produto é enviado para os armazéns de Maceió, Palmeira dos Índios, Arapiraca e Santana do Ipanema, de onde é repassado aos produtores rurais por um preço subsidiado.

A informação foi repassada pelo superintendente do órgão em Alagoas, Elizeu Rego, durante reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca, nesta terça-feira (23), em Maceió. Ainda segundo ele, o Estado deverá receber também 12 mil toneladas de milho a granel, numa carga que deverá chegar de navio, entre os meses de junho e julho. “Para isso, o Governo do Estado vai apoiar a operação com toda a logística necessária”, frisou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, José Marinho Júnior.

Durante o encontro, o secretário também informou que, com o início do período de chuvas, a Seagri deverá iniciar a entrega de sementes aos agricultores, entre elas sementes de milho e sorgo, produtos usados na alimentação animal. Marinho também destacou que o repasse gratuito de farelo de milho e de sorgo para os criadores que possuem até 25 animais continua. “Temos uma programação semanal que atende todos os municípios com decreto de emergência”, salientou.

De acordo com o secretário da Agricultura, apesar do início do período de chuvas, as previsões meteorológicas indicam que elas podem ficar abaixo da média, por isso, as ações de apoio aos agricultores continuam. “Já repassamos os recursos para as entidades credenciadas que estão fazendo a instalação de oito mil unidades para armazenamento de água, entre elas cisternas de primeira água, para consumo humano, e de segunda água, para produção”, explicou Marinho, que falou também sobre as ações de incentivo à agricultura irrigada.

“Vamos instalar 50 unidades para produção de forrageiras irrigadas ao longo do Canal do Sertão, semelhantes a uma unidade demonstrativa que já comprovou a viabilidade. Além disso, em parceria com a Codevasf, 800 kits de irrigação serão repassados para agricultores em diversas regiões do Estado”, detalhou o secretário. “O governador Teotonio Vilela também já liberou mais recursos para limpeza de barreiros e açudes, uma ação que garante a qualidade da água que será servida aos animais. A licitação para esta atividade será concluída ainda esta semana”, lembrou.

O secretário José Marinho também ressaltou que a Seagri vai estimular a recuperação de forrageiras, por meio da biofábrica, que será instalada em Piranhas, numa parceria com a Chesf e recursos garantidos pelo BNDES. “Os bancos também vão financiar a recuperação de pastagens e plantios de palma”, completou.