×

Alagoas

Alagoas terá eleitores com identificação biométrica em mais duas cidades

Alagoas conta com novos municípios incluídos na relação das cidades que terão os trabalhos de recadastramento de eleitorado com identificação biométrica iniciados até o mês de novembro próximo para as eleições de 2010. No último dia 9,o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), citou Branquinha, Rio largo, Coité do Nóia, Quebrangulo, São Miguel dos Milagres, Maribondo e Igaci como os sete primeiros municípios do Estado de um rol de 45 espalhados pelo País e definidos pela Corregedoria – Geral da Justiça Eleitoral, no dia anterior, para esta primeira etapa de implantação do novo sistema de cadastramento de eleitores.

O estado que, com esta lista inicial, destacava-se, então, em decorrência do fato de apresentar a maior quantidade de municípios contemplados com esta inovação na área da Justiça Eleitoral (sete) passa a ter mais dois que serão submetidos, nessa primeira etapa, à revisão do eleitoral com identificação biométrica: Porto de Pedras (33ª Zona Eleitoral) e Jaramataia (31ª), ambos por motivo de fraude no alistamento.

O presidente do Poder Judiciário Eleitoral alagoano, desembargador Estácio Luiz Gama de Lima, acaba regressar de Brasília, onde durante dois dias, acompanhado pelo diretor de administração da corte, José Ricardo de Araújo e Silva, e do secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Macedoí manteve vários contatos e tratou de soluções de interesse de Alagoas no âmbito da Justiça especializada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Uma das reivindicações logo atendidas foi a inclusão de Porto de Pedras e Jaramataia entre os que serão submetidos ao procedimento biométrico nesta fase inicial.

Além disto, o desembargador Estácio Gama e assessores regressaram de Brasília já com a garantia da liberação de recursos estimados em 1, 136 milhão e da conclusão, nos próximos dias, das providências para a licitação, quanto às obras de construção do Forum Eleitoral de Arapiraca, que abrigará os cartórios das 22ª e 55ª zonas eleitorais.