×

Alagoas

Alagoas tem dois finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro anunciou hoje, em Brasília (DF), os 38 alunos e professores selecionados no gênero Artigo de Opinião, de todo o Brasil, para participar da etapa final do programa. Dois deles são de Alagoas. Os finalistas foram premiados com medalhas de prata e tablets, e suas respectivas escolas receberam uma placa de homenagem.

O programa busca aprimorar a prática didática de professores de Língua Portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino. Para isso, oferece aos docentes uma metodologia instigante, baseada no ensino e aprendizagem da língua por meio de gêneros textuais. A iniciativa é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

A etapa final será realizada em dezembro e reunirá, no total, 152 finalistas selecionados em quatro gêneros textuais: Poemas, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião. Entre eles serão escolhidos 20 alunos e 20 professores vencedores nacionais, que receberão medalhas de ouro e notebooks. As escolas nas quais estudam os 20 estudantes serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, projetor e telão, além de livros para a biblioteca.

Sobre o programa – Em 2002, a Fundação Itaú Social criou, com a coordenação técnica do Cenpec, o Programa Escrevendo o Futuro, que, em 2008, foi transformado em política de educação do governo federal e passou a ser nomeado Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. O programa conta com a parceria da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Canal Futura e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Na edição deste ano foram recebidas 170.266 inscrições, com adesão de 5014 municípios brasileiros. A iniciativa já recebeu 598 mil inscrições em suas edições anteriores.

Conheça os finalistas de Alagoas na categoria Artigo de Opinião

Arapiraca/AL
Título: O jardim da rua 16
Aluno: Luiz Eduardo Lima Aguiar
Professor: Sandra Araújo Lima
Escola: Instituto Federal De Educacao Ciencia E Tecnologia De
Alagoas Campus Arapiraca

Maceió/AL
Título: Há lagoas?
Aluno: Pedro Henrique Santos Barros Araújo
Professor: Silvaneide Mendonça Dos Santos
Escola: Escola Estadual Rosalvo Ribeiro

Conheça os finalistas de Alagoas nas demais categorias

Memórias Literárias:

Rio Largo/AL
Título: Uma história passada a limpo
Aluno: Vitória Vieira dos Santos
Professor: Jacira Maria da Silva
Escola: ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIETA LEAO

Água Branca/AL
Título: Terra Adorada, Tinguí
Aluno: Willas Soares De Araújo
Professor: Nadja Siqueira Dos Santos
Escola: Escola Municipal De Ensino Fundamental Alice Oliveira Santos

Canapi/AL
Título: Realidade Sertaneja
Aluno: Letícia Rodrigues De Lima
Professor: Silvana Serafim De Souza Lima
Escola: Escola Municipal Dom Joao XXIII