Representantes da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas e Remanescente de Alagoas, denominada de Ganga Zumba, participam do 4º Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas. O encontro será realizado entre os dias 3 e 6 de agosto, no Rio de Janeiro.
Promovido pela Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e ONG Espads, o evento vai reunir as comunidades afrodescendente de todos os estados do Brasil.
A gerente do Núcleo dos Quilombolas em Alagoas, do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Berenita Maria dos Santos e mais oito coordenadores de comunidades negras do Estado representarão Alagoas no encontro. O objetivo é mostrar onde estão localizadas as 67 comunidades quilombolas alagoanas.
A abertura do evento será realizada às 18h na Câmara Municipal do Janeiro, no Plenário Teotônio Vilela. No entanto, os debates do encontro serão realizados na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
Na quinta-feira (4), está prevista a abordagem de questões importantes com a leitura e aprovação do Regimento Interno e a palestra “Análise e Conjuntura: O Estado Brasileiro e o Tratamento das Questões Raciais”. A temática será exposta pelo sub secretário Geral das Nações Unidas, Carlos Lopes e mediada pelo coordenador Executivo da Conaq, Ivo Fonseca da Silva.
Também participarão do evento representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Cultural Palmares, do Incra, além do professor doutor da da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), José Jairo Vieira.