Pesquisadores de estados do Nordeste, além de São Paulo e Brasília, encontram-se dias 19 e 20 na V Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Leste do Nordeste, que contará com a participação de 20 profissionais no auditório da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A reunião apresentará um boletim sobre as chuvas que poderão acontecer nos próximos três meses na região Nordeste, mesmo período das enchentes que atingiram Alagoas e Pernambuco no ano passado.
A equipe da Diretoria da Meteorologia da Semarh, técnicos e meteorologistas de outros estados, representantes do Instituto Nacional de Meteorologia, do Centro de Previsão de Estudos Climáticos (Ceptec), da Defesa Civil Estadual, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e da Agência Nacional das Águas (ANA) irão debater diferentes assuntos como as ações do oceano, condições climáticas e atmosféricas, além das análises das chuvas dos estados nos últimos três meses.
O evento segue um cronograma anual e todos os meses de abril, é realizado em Alagoas. Cada estado traz a análise das chuvas dos últimos meses para que os pesquisadores possam analisar e entender como funciona o sistema. Importantes pesquisadores de diferentes estados estarão em Alagoas discutindo os dados meteorológicos que afetarão o nordeste brasileiro
O Boletim da Quadra Chuvosa dos próximos três meses será apresentado na manhã da quarta-feira (20). Após a apresentação do boletim, haverá a inauguração da Sala de Situação, de onde vai ocorrer o monitoramento das Bacias Hidrográficas de Alagoas.