O Estado de Alagoas sediou nesta sexta-feira, 3, no auditório do Tribunal de Contas, o Simpósio Nacional de Operações Especiais. Durante todo o dia, um ciclo de palestras e uma mesa redonda discute as teorias envolvendo o assunto, ampliando o debate para os aspectos mais atualizados em relação ao tema.
Para o evento, foram convidados cinco palestrantes, pertencentes a outras instituições policiais militares do Brasil. Todos possuem formação específica na área e estarão ao longo do dia repassando os conhecimentos para o público, formado em sua maioria por policiais militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), da PM alagoana.
O simpósio conta com palestras proferidas pelo coronel Wilman René, da PM do Rio de Janeiro; coronel José Pachá, da PM de Rondônia; major Marcos Paccola, da PM do Mato Grosso; major Antônio Menezes, da PM de Pernambuco e o major Julival da Santana, da PM de Santa Catarina.
De acordo com o comandante do Bope, tenente-coronel Jairisson Melo, o encontro reúne informações completas sobre o que há de mais moderno na área de operações especiais.
“É uma oportunidade de discutirmos o assunto, ampliando os conhecimentos e trocando informações relevantes sobre ações e procedimentos específicos de operações especiais”, destacou o oficial.
A cerimônia foi presidida pelo subcomandante da PM, coronel Louvercy Monteiro, que ressaltou o empenho da PM de Alagoas para organizar e sediar o encontro. Para ele, a capacitação na área é importante para a corporação, pois trará mais qualificação técnica para os policiais alagoanos.
Durante o evento, os palestrantes abordam temas como alternativas táticas das operações policiais especiais, visão histórica de ocorrências de crise no Brasil, desvio da finalidade e o Curso de Operações Especiais.
Aula inaugural do I Coesp/AL
Também dentro do evento ocorrido nesta sexta-feira, foi realizada a aula inaugural do I Curso de Operações Especiais (I Coesp), realizado pela Polícia Militar de Alagoas, através do Bope.
A turma desta primeira edição é formada por policiais militares das polícias militares de Alagoas, Bahia, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e Santa Catarina.
