Alagoas será, neste final de semana, o cenário de um esporte bastante conhecido entre os militares: a orientação. Desta sexta-feira (5) até domingo (7), o Estado será sede da IV Copa de Nordeste de Orientação (Copane). São aproximadamente 800 atletas espalhados por Maceió e pelos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel e Roteiro.
.
Logo após, na Praça de Marechal Deodoro, começa a primeira prova do campeonato, realizada no centro histórico da cidade, com a modalidade sprint. Alguns atletas treinaram nesta sexta pela manhã na praia do Francês. Ainda nesta sexta, está marcado um congresso técnico às 18h, para explicar a logística das provas do sábado e domingo, que serão realizadas na Vila Niquim, na Barra de São Miguel e na praia do Gunga, em Roteiro.
Neste sábado, os competidores se deslocarão logo cedo para a Vila Niquim, que será o ponto de partida. À noite ocorre a premiação do dia e um momento de confraternização entre os atletas da “festa do orientista”. No domingo, o cenário da Copane será a praia do Gunga.
Orientação
A orientação é um esporte que surgiu nos alojamentos do Exército e tem como objetivo completar um determinado percurso, sendo guiado por mapa e bússola. Os atletas devem visitar uma série de pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível. O percurso, definido pela localização dos pontos de controle, não é revelado aos competidores antes de suas partidas.
O esporte surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental. No Brasil, o esporte existe desde 1971.
