Com a participação de 19 estados brasileiros, a 50ª edição do Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ) está marcada para ocorrer nos dias 28 e 29 deste mês, no Hotel Jatiúca, em Maceió. O evento tem como objetivo trocar experiências entre estados no tocante à administração fazendária, segundo a coordenadora setorial de Gestão de Pessoas da Sefaz-AL, Margarida Fontan, uma das coordenadoras nacionais do encontro.
Além do compartilhamento de informações, o GDFAZ promove palestras e grupos de estudos, apresentando as estratégias que contribuíram para o melhor aproveitamento da gestão fazendária. A programação abrange também apresentações culturais e capacitações.
Segundo o gestor da Escola Fazendária, Kemuel Carvalho, a iniciativa é voltada para o desenvolvimento das atividades fazendárias e enriquecimento das experiências dos servidores. Participam do evento o secretário da Fazenda de Alagoas, Maurício Toledo; a secretária-adjunta Adaída Barros, além de gestores e técnicos fazendários de Alagoas e mais 29 participantes dos estados que integram o GDFAZ.
Entenda o GDFAZ
Em 1996, o governo federal e os estados, representados pelas respectivas Secretarias de Fazenda, estabeleceram um convênio, objetivando a melhoria nas ações de gestão de pessoas e administração fazendária, criando assim o Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). A partir de 1999, os encontros passaram a acontecer três vezes ao ano nos diversos estados que compõem a estrutura da rede.
Segundo Margarida Fontan, o GDFAZ é uma rede de colaboração. “Funciona de forma contínua, mediante a articulação dos representantes das unidades de gestão de pessoas das Secretarias de Fazenda, com compartilhamento de informações, apresentação de experiências exitosas, discussão de problemas e apresentação de soluções”.
O grupo tem parcerias com a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) e a Comissão de Gestão Fazendária (Cogef), onde são desenvolvidas sete temáticas: Indicadores de Gestão de Pessoas; Garimpo de Soluções; Educação a Distância; GDFAZ Virtual (Site e Comunidade Virtual do GDFAZ); Registros do GDFAZ; Iefe Brasil (Instituto de Estudos Fiscais dos Estados do Brasil); Matriz de Competências e Trilhas de Capacitação.