A 3a edição do “Prêmio Braztoa de Sustentabilidade” desembarca em Alagoas, no dia 28 de novembro, durante a abertura da Convenção Anual da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O anúncio oficial foi feito pelo Ministro do Turismo, Vinicius Lages e pelo presidente da instituição, Marcos Ferraz, durante a coletiva de imprensa, realizada na ABAV, feira que está acontecendo durante esta semana no Anhembi, em São Paulo. Esta é a primeira vez que a premiação não será realizada em terras paulistanas.
A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Danielle Novis, comemora a escolha da instituição e acredita no potencial do Estado como disseminador de práticas sustentáveis. “É uma satisfação receber essa premiação, já que o turismo alagoano valoriza de forma muito especial a responsabilidade sócio-ambiental no turismo. Acredito que o trade está bem afinado diante de boas práticas e será um estímulo para fazer o nosso destino cada vez mais sustentável”, disse.
O prêmio reconhece as melhores ações de mercado e tem o objetivo de capacitar os operadores para que sejam cada vez mais sustentáveis, premiando as empresas que tenham o máximo de práticas voltadas para a sustentabilidade – seja no setor econômico, ambiental ou social – e alcance um maior número de pessoas com suas estratégias. Segundo o presidente da Braztoa, Marcos Ferraz, este prêmio traz para o consumidor final conhecer destinos sustentáveis e que contribuem com o meio ambiente. “O principal objetivo deste programa é levar para o trade e para os turistas o conceito de práticas sustentáveis no turismo”, comentou.
O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, acredita que este prêmio é uma ferramenta importante para desenvolver o turismo brasileiro. “Oferecer produtos sustentáveis é uma excelente maneira para que se possa ter um turismo em parceria com a conservação ambiental. É o momento de incluir de vez o destino como um vetor de sustentabilidade. A premiação cria a condição ideal e faz com que se tenham novas ferramentas de gestão no desenvolvimento gerencial do turismo. É um mecanismo de difusão de boas práticas”, conta Lages.
A premiação terá cinco categorias: associadas da BRAZTOA; agências de viagens; meios de hospedagem; parceiros institucionais e parceiros do trade. Todas com designação de primeiro, segundo e terceiro lugares. O prêmio máximo da noite, TOP Sustentabilidade, irá contemplar a instituição com o melhor case de sucesso.
Participação
Qualquer associado à Braztoa, agências de viagens e componentes do trade podem participar da premiação. A inscrição será feita a partir de uma plataforma digital e cada categoria terá uma comissão julgadora exclusiva, que observará os seguintes critérios: impactos ambientais, socioculturais e econômicos; abrangência de mercado; viabilidade financeira e o incentivo ao turismo sustentável. No dia 17 de novembro, haverá a avaliação dos finalistas selecionados para cada categoria.