Skip to content

AL sedia encontro nacional sobre investigações de homicídios

  • Home
  • Alagoas
  • AL sedia encontro nacional sobre investigações de homicídios

Blog

AL sedia encontro nacional sobre investigações de homicídios

Alagoas foi o estado escolhido para sediar a 3ª Reunião Técnica Nacional de Unidades Especializadas na Investigação de Homicídios, que teve início nesta quarta-feira (22), e segue até esta sexta-feira (23), em Maceió. O evento, que reúne chefes das unidades de todo o Brasil, também inclui o 2º Curso Avançado e o 3º Curso Básico de Investigação de Homicídios.

A abertura ocorreu no Hotel Ponta Verde, com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), delegado Flávio Saraiva, a diretora do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), Isabel Figueiredo, e o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier.

Durante a cerimônia de abertura, o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), Gustavo Xavier destacou a importância de investir na investigação de homicídios para combater organizações criminosas e o tráfico de entorpecentes.

“Proteger a sociedade aplicando a lei é fundamental, mas precisamos também nos reinventar e buscar a excelência diariamente”, afirmou a autoridade policial, enfatizando também que a Polícia Civil está sempre aberta a novas parcerias e aprendizados.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, celebrou a redução das taxas de homicídio no estado desde o início da série histórica de estatísticas e análises criminais.

“Esperamos que, com o compartilhamento de boas práticas durante o evento, possamos continuar mantendo baixos índices de homicídios”, disse o secretário.

Fortalecimento

O evento é organizado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e tem como objetivo aprimorar as investigações de homicídios em todo o país, de acordo com o Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS).

Os cursos oferecidos fazem parte do Projeto de Fortalecimento da Capacidade de Investigação de Homicídios da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Iniciado pela Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dsusp/Senasp/MJSP), este projeto que visa aumentar a elucidação de homicídios e promover a integração entre os poderes executivos federal, estadual e distrital, além do Poder Judiciário e do Ministério Público.

Durante o evento, Isabel Figueiredo, diretora do SUSP, ressaltou que a investigação de homicídios é uma prioridade desde o ano passado e que ações concretas estão sendo implementadas.

“Com o investimento em capacitação e repasses do Fundo Nacional de Segurança Pública, estamos transformando essa prioridade em realidade”, afirmou.

Os cursos, com carga horária de 40 horas/aula, abordam temas como mortes violentas por organizações criminosas, técnicas de interrogatório e recursos tecnológicos aplicados às investigações.

A Escola Superior da Polícia Civil é a responsável por coordenar o evento em Alagoas, reforçando o compromisso com a formação e capacitação de profissionais de Segurança Pública.

Por Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também