×

Alagoas

Alagoas sedia encontro de aquicultores em setembro

Seminário sobre Aquicultura vai destacar ações do segmento

O maior encontro de aquicultores de Alagoas será realizado em Maceió de 8 a 10 de setembro, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. O IV Seminário Alagoano de Piscicultura e o V Seminário Alagoano de Maricultura têm como objetivo promover discussões a respeito de temas como conservação, comercialização e boas práticas de manejo e deverá reunir mais de 500 pessoas entre produtores, técnicos, estudantes e interessados.

O evento é uma ação do Arranjo Produtivo Local Piscicultura Delta do São Francisco, que faz parte do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento e do Orçamento (Seplan/AL) e Sebrae, e do projeto Ostras de Alagoas.

A programação vai contar com mini cursos, palestras e apresentações de trabalhos científicos sobre temas relevantes à consolidação da aquicultura aliada à preservação ambiental e à sustentabilidade. As inscrições para o seminário custam R$ 50, com desconto de 50% para estudantes, e podem ser feitas no Sebrae em Maceió, Arapiraca ou Penedo, bem como através do email inscrições@al.sebrae.com.br. Para aqueles que desejarem participar apenas dos mini cursos, o investimento é de R$ 25.

Programação – O primeiro dia do evento será preenchido por seis mini cursos com duração de 4 horas que vão abordar os seguintes temas: boas práticas em piscicultura, policultivo: peixes x camarão, licenciamento ambiental em aquicultura, ostreicultura, piscicultura marinha – cultivo do beijupirá e instalações em aquicultura.

Os instrutores são técnicos e professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), da Embrapa, do Instituto do Meio Ambiente (IMA), da Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Agrário (Seagri/AL) e da Bahia Pesca.

O desenvolvimento da aquicultura brasileira será o destaque das sete palestras que vão compor as atividades do dia 9. As inscrições e entrega de material podem ser feitas a partir das 8h30, antes do início do circuito de palestras, que terá encerramento às 18h30.

O período da manhã do último dia do seminário tratará da maricultura através da realização de três palestras. Já as apresentações ministradas durante a tarde, serão voltadas para a comercialização do pescado.