Gestores fiscais dos 27 Estados brasileiros e do Distrito Federal reúnem-se em Alagoas, entre os dias 16 e 19 de junho, durante a 55ª edição do Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat), para trocar experiências e discutir questões voltadas à modernização do fisco.
O evento, que acontece no Hotel Ritz Lagoa da Anta, traz em sua programação debates que englobam projetos, atualizações e demandas relacionadas a ferramentas e serviços eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NFE), desenvolvidos para aprimorar as áreas de arrecadação, fiscalização e demais interesses do fisco.
Como destaca George Santoro, secretário da Fazenda de Alagoas, as discussões promovidas no evento proporcionam a uniformização dos procedimentos fiscais, além da interação e integração entre os Estados no sentido de otimizar e incrementar a arrecadação tributária.
O Encat funcionará como porta de entrada para a troca de experiências positivas que contribuam para o alcance conjunto de soluções que aperfeiçoem a atuação fiscal, representando significativa importância para a Fazenda Estadual.
De acordo com Eraldo Passos, coordenador da Escola Fazendária e responsável pela organização do evento em Alagoas, essa é uma oportunidade de levar conhecimento técnico aos colaboradores do fisco estadual, que irão ter contato com experiências relativas à atualização da máquina administrativa tributária de todo o país.