O Ministério Público Estadual é um dos parceiros das atividades que estão sendo organizadas para marcar a passagem do próximo 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Como já havia sido discutido e divulgado, no próximo domingo, dia 16, será realizada uma caminhada na orla de Maceió, com concentração às 8h, em frente ao clube do CRB, na Pajuçara, e término no Sete Coqueiros, ainda na Pajuçara. Além da caminhada, ficou pré-agendada uma carreata para o dia 30. Os detalhes serão discutidos nesta terça-feira (11), no encontro marcado para ocorrer no auditório da Secretaria Estadual de Assistência Social.
A programação foi definida em uma reunião que contou com contou com a presença do promotor de Justiça do Núcleo da Infância e Adolescência do Ministério Público Estadual, Luiz Medeiros, a diretora de Políticas para a Criança e o Adolescente, da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Mônica Peixoto, com a coordenada Estadual dos Creas, Dulce Perdigão, e com o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Cláudio Soriano, além de de representantes de várias instituições da capital e interior de Alagoas engajados na campanha. O dia 18 também será marcado em Alagoas por uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Maceió, panfletagem no Calçadão do Comércio de Maceió e abordagem na Praça Deodoro.
Segundo Mônica Peixoto, o evento terá como foco a sensibilização das pessoas que frequentam bares, restaurantes ou que mesmo só trafeguem por estes locais. “Aproveitaremos o momento para passar a mensagem de que devemos combater o abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como faremos panfletagem e adesivação nos locais de passagem da caminhada. A Secretaria da Mulher é parceira dos demais órgãos e todos os anos nos envolvemos com o tema e temos tido um retorno positivo. Ainda hoje é possível encontrar adesivos nos locais que foram abordados no ano passado. Passamos pelas orlas lagunar e marítima e ainda visitamos motéis com o intuito de sensibilizar a população”, lembrou Mônica.
Alguns municípios de Alagoas também terão uma vasta programação. Servidores da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, mobilizados pela Superintendência de Políticas para a Juventude e em parceria com as demais superintendência da pasta, estarão em uma tenda realizando panfletagem e conscientizando a população sobre o tema. Deverá ser usada a campanha do Laço Branco, que trata do combate à violência contra a mulher. No entanto, segundo a diretora Mônica Peixoto, o foco será a exploração sexual de crianças e adolescentes.