×

Alagoas

Alagoas se destaca no número de inscrições na Olimpíada de Física

OBFEP visa estimular o interesse pela ciência entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio

Alagoas é o terceiro estado do Brasil e o segundo do Nordeste em inscrições na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).Uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela ciência entre estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As provas da primeira fase acontecem no dia 24 de agosto, enquanto as da segunda serão realizadas em outubro.

Ao todo, foram 145 escolas inscritas na competição em Alagoas, sendo 132 da rede pública estadual. “Este número extrapolou nossas expectativas, pois, em nossa região, superamos inclusive o estado da Bahia. Como cada escola mobiliza uma média de 100 alunos, teremos mais de 1300 estudantes da rede pública participando das Olimpíadas de Física”, calculou Ronaldo Cristiano, técnico da Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e um dos organizadores da OBFEP em Alagoas.

Ele também destaca o crescimento da OBFEP no Estado nos últimos anos. “Nos anos anteriores, não ultrapassávamos a quantidade de 40 unidades inscritas. Este ano, tivemos mais de 100 e a grande maioria da rede estadual”, comemora o técnico.

Formação – Na próxima segunda-feira, dia 18, no auditório da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), no complexo educacional do Cepa, no horário das 8h às 12h, será ministrada uma formação para professores que vão participar da OBFEP, com no auditório da 13ª Gerência Regional de Educação (Gere), no complexo educacional do
Cepa

De acordo com o professor Ronaldo Cristiano, a formação vai favorecer o processo de ensino-aprendizagem da disciplina, bem como estimulará o interesse dos estudantes pela olimpíada, tendo, na programação, palestras e oficinas sobre os principais conteúdos explorados pela olimpíada.

“A formação também visa incentivar o uso dos laboratórios de Física existentes nas escolas estaduais, além de capacitar os professores por meio da abordagem dos conteúdos programáticos da OBFEP”, acrescentou o professor.

Além de Maceió, outra formação está prevista para acontecer em Arapiraca ainda este mês. Abaixo, a programação do evento:

9h – A importância das Olimpíadas de Física para Educação
Prof. Dr. Kleber Cavalcanti Serra – Inst. de Física – UFAL.

10h – Palestra: Métodos de resolução das questões da OBFEP
Básica

12h – Orientações para curso e aplicação da OBFEP -2016
Prof. Mestrando Michael Lucena

11h – Oficina de experimento interativo
Prof. Mestrando Charles De Magalhães
Prof. Mestrando Ronaldo Cristiano